Além do bicampeonato, o velejador do Cabanga Iate Clube, Tiago Monteiro, 13 anos, está muito próximo de conquistar uma das vagas para o Mundial de Optimist, que será realizado de 20 a 30 de outubro, em San Isidro/Argentina. Se após a soma da pontuação do N/NE e do último Brasileiro, realizado no início do ano, em Marinha Farinha, Tiago ficar entre os cinco primeiros garante vaga na competição mais importante da classe. Atualmente, ele está em quarto na soma das duas competições.

Das cinco vagas disponíveis, duas, praticamente, já têm endereço certo – Tiago Quevedo (RS) e Gustavo Abdulklech (RJ). Até o momento, a disputa pelas três últimas vagas está apertada com cinco velejadores disputando – Gabriel Camargo/RS, Clara Penteado/RJ, Iagor Franco/RJ e João Emílio, além do próprio Tiago Monteiro. 

Os velejadores que terminarem da sexta à oitava colocação disputarão o Europeu (de 12 a 20 de julho, em Dun Laoghaire/Irlanda). Estarão classificados para o Optimist NorthAmerican Championship (de 9 a 16 de julho, em Nayarit/México) os atletas que ficarem do nono ao 19º lugar no ranking geral, além das quatro melhores velejadoras brasileiras da categoria.

 

PENÚLTIMO DIA

De acordo com o treinador do Cabanga, Edival Júnior, o penúltimo dia 41º Norte/Nordeste de Optimist, que está sendo realizado na Baía de Todos os Santos, em Salvador/BA foi bem difícil para os pernambucanos. No entanto, Tiago continua na briga pelo Mundial. “Ele está na quarta colocação da Seletiva e quinto no geral do Norte/Nordeste. Contando os pontos apenas dos velejadores do Nordeste ele é o líder e está muito próximo do bi regional”, explicou o técnico.