“Vou sem objetivo nenhum. Quero apenas participar e dar o meu melhor.” Foram com essas palavras que o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, se disse pronto para a disputa do Campeonato Mundial de Optimist, que começa a partir desta quinta-feira (27), na cidade de Dziwnow, na Polônia.
A competição mundial reúne a nata da vela Optimist do mundo. Estarão reunidos apenas os cinco melhores velejadores de 60 países do mundo, cerca de 230 atletas com idade entre 10 e 15 anos. Além de Tiago Monteiro, segundo melhor velejador do Brasil na classe, o Brasil será representado por Tiago Quevedo (RS), Matheus (SP), João Vasconcellos (RS) e João Tatsch (RS).
Mais focado, o pensando de Tiago para edição deste ano não é o resultado. “Ano passado fui muito focado em resultado e terminou não dando certo. Esse ano, apesar de saber da minha responsabilidade, não estou me cobrando, estou muito mais tranquilo”, afirmou, por meio do Whatsaap, o velejador pernambucano. Em 2014, o velejador do Cabanga terminou a competição na 87ª posição no geral.
A preparação de Tiago para o Mundial, assim como no último ano, foi bem intensa. “Treinei no mínimo quatro vezes por semana, duas vezes com personal e fazia esteira. Sei das dificuldades que vou encontrar. O Mundial reúne apenas os melhores, o nível é muito alto”, detalhou.
Ao todo, serão realizadas até 12 regatas, que segue até o dia 4 de setembro. A previsão é de vento fraco para a disputa do mundial. A temperatura da água deve girar em torno dos 20º.
PASSAPORTE
O carimbo oficial do passaporte para o Mundial foi dado após a disputa do 37º Campeonato Sul-Brasileiro, realizado em março, em Jurerê, Santa Catarina. Tiago Monteiro terminou a competição na vice-colocação. Somando com o segundo lugar na pontuação do Campeonato Brasileiro da classe, realizado em janeiro, no Rio de Janeiro, o velejador do Cabanga terminou o ranking da Associação Brasileira da Classe de Optimist (ABCO) na segunda posição geral.
Após a conquista da vaga, Tiago Monteiro se tornou o primeiro velejador de Optimist de Pernambuco a garantir vaga no mundial por dois anos consecutivos. Até então, apenas Roberta da Rosa Borges, ex-velejadora do Cabanga, havia participado de dois mundiais da classe, em anos diferentes. Além de Tiago e Roberta, outros dois pernambucanos já disputaram o mundial de Optimist – Hans Hutzler (1985) e Flávio Melo (1978). O primeiro Mundial de Tiago foi disputado em 2014.