Depois de 15 anos anos de ausência, Pernambuco terá mais um representante no Campeonato Mundial de Optimist, que será realizado de 20 a 30 de outubro, em San Isidro/Argentina. O velejador do Cabanga Iate Clube, Tiago Monteiro (Royal Horse/Socil), conquistou, no último sábado (15 de março), a vaga na competição internacional ao terminar o 41º Norte/Nordeste de Optimist, realizado na Baía de Todos os Santos, em Salvador/BA, na quinta colocação geral.
 
Juntando a pontuação do Campeonato Brasileiro de Optmist (realizado no início deste ano, em Marinha Farinha, com a participação de 142 velejadores), onde Tiago conquistou o terceiro lugar geral, mais a quinta colocação nesta competição regional, o velejador do Cabanga Iate Clube terminou o ranking geral da Associação Brasileira de Vela na classe Optimist na quarta colocação.
 
A última vez que Pernambuco classificou um velejador de Optimist para o mundial foi no final da década de 90, com as irmãs Roberta e Andréa da Rosa Borges. Antes delas, em 1978, Flávio Melo se tornou o primeiro pernambucano a se classificar para o mundial da categoria.
 
“É um marco histórico para vela de Pernambuco. Depois de mais de uma década conseguimos colocar um atleta do Cabanga no mundial. Tiago Monteiro marca o seu nome na história da vela do nosso estado”, comemorou o técnico da delegação pernambucana que disputou o N/NE, Edival Júnior. “Outro destaque de Tiago foi ter terminado os dois últimos brasileiros entre os cinco primeiros, algo inédito para um atleta local”, complementou Júnior.
 
Além da conquista na vaga do Mundial, Tiago conquistou o bicampeonato regional de Optimist. O pai de Tiago, Ted Monteiro, era só felicidade após a conquista da tão sonhada vaga para o Mundial. “Tiago me acompanha e os irmãos Rafael e Hugo na vela desde os primeiros anos de vida. Começou a velejar com nove anos e aos 13 conseguiu vaga para o Mundial. Estou muito feliz e dedico esse título ao meu pai, Aloysio Queiroz Monteiro, que sempre dedicou a sua vida ao desporto pernambucano incentivando seus filhos e netos a praticarem esportes. Esse título vai para ele”, disse, emocionado, Ted, campeão mundial de hobie cat 16.
 
Tiago agora iniciará a preparação para o Mundial. Nas próximas semanas o treinador Edival Júnior montará, juntamente com os quatro outros classificados, o calendário de treinos.