O sonho de qualquer velejador de Optimist é figurar entre os cinco primeiros do seu país e garantir vaga no campeonato mundial da classe. Para o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro (15 anos), esse feito foi alcançado não apenas uma vez, e sim, em três oportunidades. Na última sexta-feira (1º/07), o principal nome da vela em Pernambuco encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Optimist, realizado em Vilamoura (Portugal), e escreveu mais uma vez seu nome da história do iatismo nordestino.
Tiago é o único velejador do Nordeste a ter disputado essa competição por três vezes. Até então, apenas Roberta da Rosa Borges havia conseguido o feito de ter disputado o mundial por duas vezes. “Chegar a disputar uma competição como essa é um feito extraordinário para qualquer atleta de Optimist. A bagagem que Tiago adquiriu ao participar de três mundiais é algo que ele vai levar para toda sua vida”, comentou o técnico de vela do Cabanga, Edival Júnior.
Na última e única regata da competição, com vento variando de 4 a 6 nós, o pernambucano foi 16ª na sua bateria e encerrou a participação na 44ª colocação do grupo prata (108º no geral). Nesse mesmo grupo, o paulista Nicolas Bernal terminou a competição na 27ª colocação (91º). Na flotilha Bronze, Gabriel Kern/RS ficou em oitavo (136º geral), Giovane Pistorello/RS em 33º (161º) e Guilherme Plentz/RS em 38º (166º). Max Wallenberg, da Suíca, e Victoria Schultheis, de Malta, sagraram-se campeões do Mundial de Optimist 2016 respectivamente na categoria masculino e feminino.