Pernambuco será representado por dois de seus melhores competidores da classe Optimist, pelo Cabanga Iate Clube: Marina Hutzler (11) e Tiago Monteiro (12). Dentre os 20 brasileiros, 15 vagas foram abertas para os meninos e cinco para as meninas: no total, 140 participantes dentro de uma escala internacional. Este campeonato será em Pembroke Parish – Bermudas, durante o período de hoje a 11 de julho o qual envolverá, através da padronização oficial, 12 regatas.


Diversos países, fora do continente da América do Norte, foram convidados, sendo alguns deles: Argentina, Chile e Uruguai. O Brasil, certamente, participa como país convidado assim como o Sul-Americano (último campeonato internacional que Tiago Monteiro participou) recebeu os Estados Unidos.

É a primeira vez que os dois se classificam para um campeonato de alto nível foran do país, sendo, internacionalmente, o primeiro de Marina e o segundo de Tiago – após ele ter arrecadado tamanha experiência no Sul-Americano. Uma das maiores preocupações e possível maior dificuldade dos meninos neste campeonato é a distância da raia, “eu só quero que a raia seja mais parecida com a raia da gente”, diz Marina, pois, os competidores estão acostumados com uma raia consideravelmente perto em relação ao que vão encarar, uma distância em torno de 30 a 60 minutos, além da temperatura da água, onde estão acostumados, para quem é do nordeste, próximo de 28º. “Eu quero ganhar mais experiência possível, pois vai ser um campeonato bastante disputado, diferente em tudo, com todos os melhores de cada país… Estou ansioso!” comenta Tiago.