Disputa acirrada e um alto nível técnico. Este foi o cenário do Sul Brasileiro de Optimist e da Seletiva para Campeonatos Internacionais, ambos realizados de 30 de abril a 04 de maio, em Porto Alegre/RS. O Campeonato reuniu 144 atletas, oriundos dos quatro cantos do país.

 

Durante os quatro dias de provas, os participantes além da competitividade, também enfrentaram variação climática, com falta de ventos ou oscilação de 5 nós para 20 nós no mesmo dia, exigindo de todos muita força e concentração.

Pernambuco deu um show na água a participação de três talentos do Cabanga Iate Clube: Tiago Monteiro (Excelsior seguros ) (12), Tiago Soares (11), e Marina Hutzler (11).

Após ter conquintado o quinto lugar geral no Brasileiro da classe em janeiro deste ano, Tiago Monteiro estava com grandes chances de ir ao Mundial, pois se classificam os cinco melhores da soma de resultado do Brasileiro e do Sul Brasileiro (que também vale como seletiva). Já sexto ao oitavo vão para o Europeu e do nono ao 23º para o Norte Americano.

Ao ficar em nono na Seletiva, Monteiro não se classificou para o Mundial, mas conquistou um importante feito para o Estado, uma vaga para o Norte Americano.

“Tiago treinou muito visando a Seletiva. Sei que se criou uma expectativa muito grande de classificação para o Mundial, mas na minha concepção, Tiago com
apenas 12 anos fez bonito, pois o nível dos adversários era alto. Com certeza ele conquistou mais experiência para quem sabe no futuro conquistar uma vaga no Mundial. Estou muito orgulhoso, afinal, ele ficou entre os 10 melhores do Brasil e está classificado para o Norte Americano que será em Julho nas Bermudas”, enfatizou o pai de Tiago, o experiente velejafor Ted Monteiro.

Destaque também para Tiago Soares  e Marina Hutzler que além da experiência, lutaram bravamente por classificação. Soares ficou em 31 e Marina Huzler em 46 na Seletiva.