O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco Tiago Monteiro (Royal Horse/Socil/Pronautic), 13 anos, terminou o primeiro dia de disputa do Campeonato Mundial de Optimist, que começou a ser disputado nesta quarta-feira (22) no Náutico San Isidro Club, em San Isidro/Argentina, na 104ª colocação geral. A jovem revelação da vela pernambucana tirou, nas duas regatas realizadas, um 19º e 50º lugar. A competição reúne os cinco melhores velejadores de cada país, tem 214 velejadores de 51 países. Ao todo, serão realizadas até 12 regatas, sendo até três por dia, dependendo das condições do vento.
Para organizar a disputa, a organização da competição dividiu os participantes em três grupos – azul, amarelo e vermelho, cada um com 71 barcos. Tiago Monteiro ficou no grupo vermelho ao lado de Gustavo Abdulklech, do Rio de Janeiro. Nas duas regatas desse grupo, o pernambucano conseguiu um 19º e um 50º. “Ele foi muito bem na primeira regata. Na segunda, largou mal e terminou pegando uma rota onde teve pouco vento. Mas, para estreia é um bom resultado”, explicou o pai de Tiago, Ted Monteiro, que também veleja e acompanha o filho na Argentina.
A partir da sexta regata, a organização dividirá os velejadores em três novos grupos – ouro (1º ao 71º), prata (72º ao 141º) e bronze (142º ao 214º). “Estar no mundial já é um prêmio, pois aqui estão os melhores velejadores de cada país. O nível aqui é dos melhores. Mas, o objetivo de Tiago é figurar no grupo ouro. Ele vai brigar por isso”, complementou Ted.
O melhor brasileiro no primeiro dia do Mundial é o gaúcho Tiago Quevedo (44º). Completam a lista dos representantes do Brasil o carioca Gustavo Abdulklech (56º), o também gaúcho Gabriel Camargo (76º) e Clara Penteado (172). O argentino Dante Cittandini lidera o Mundial.
HISTÓRIA
A última vez que Pernambuco classificou um velejador de Optimist para o mundial foi no final da década de 90, com as irmãs Roberta e Andréa da Rosa Borges, em 1999. Antes delas, em 1978, Flávio Melo se tornou o primeiro pernambucano a se classificar para o mundial da categoria. É importante citar que em 1985, Hans Hutzler participou do Campeonato Mundial Aberto de Optimist na Filândia.
VAGA
Garantem vaga para o Mundial de Optimist apenas os cinco primeiros do ranking geral da Associação Brasileira de Vela na classe Optimist, que soma a pontuação do Campeonato Brasileiro de Optmist (realizado no início deste ano, em Marinha Farinha, com a participação de 142 velejadores), onde Tiago conquistou o terceiro lugar geral, com a pontuação do 41o Norte/Nordeste de Optimist (realizado na Baía de Todos os Santos, em Salvador/BA), onde Tiago terminou na quinta posição geral. Juntando essas duas competições, o velejador do Cabanga Iate Clube terminou o ranking geral na quarta colocação.
MELHORES
O Brasil está sendo representado por cinco velejadores:
1o – Tiago Quevedo (RS)
2o – Gustavo Abdulklech (RJ)
3o – Gabriel Camargo (RS)
4o – Tiago Monteiro (PE)
5o – Clara Penteado (RJ)
CURRICULUM
Tiago Monteiro
Começou a velejar aos nove anos;
Bicampeão da N/NE de Optimist (2013/2014);
Campeão Pernambucano de Optimist (2013);
Campeão Brasileiro de Optimist – categoria Mirim (2013);
Campeão Brasileiro de Optimist – categoria Infantil (2014);
Primeiro velejador da história a ficar entre os cinco primeiros colocados do Brasileiro por dois anos consecutivos;
Quarto atleta pernambucano a disputar um Mundial de Optimist
RESULTADOS ONLINE
O resultado oficial também pode acessado pelo site oficial do evento – http://optiworlds2014.org/index.php