Foi diante de sol forte e um mar calmo que aconteceu as três últimas regatas do Pernambucano de Optimist, em Maria Farinha, no domingo (10). Treze barcos marcaram presença, o que deixou a disputa mais acirrada e um cenário para encher os olhos de admiração.

Com ventos médios e constantes em torno de 11 nós, não foi difícil para os mais experientes confirmarem o favoritismo. Tiago Soares e Marina Hutzler protagonizaram um belo espetáculo, onde no final Tiago terminou como vice-campeão, seguido por Marina.

O desempenho do campeão deste ano, Tiago Monteiro foi tão satisfatório que ele nem precisou correr as últimas provas, pois conquistou o lugar mais alto do pódio por antecipação. Das 17 regatas que competiu, Monteiro mostrou uma ótima regularidade nos resultados, tirando 15 primeiros lugares e dois segundos, totalizando no geral 15 pontos perdidos. Vale salientar que Tiago também foi o vencedor do Raking estadual.

Mas o grande destaque de todo campeonato foi a renovação da Flotilha que continua crescendo com novos integrantes. Só neste ano, seis estreantes se fizeram presentes com muita vontade de aprenderem, crescerem no esporte e, no futuro representarem bem Pernambuco. 

“O crescimento do grupo só fortalece ainda mais o Optimist e consequentemente  a Vela estadual, pois quando trabalhamos bem a base, a chance de um futuro promissor só aumenta”, enfatizou o técnico Felipe Simões. 

A classificação do dia terminou assim:

Geral 

Tiago Monteiro

Tiago Soares 

Marina Hutzler 

Juvenil

Vitor Soares

Infantil

Tiago Monteiro

Tiago Soares

Feminino

Marina Hutzler

Ludmila Lira

Letícia Lira

Mirim

Julia Ollivier

Luiz Guilherme 

Roberto Cardoso

Estreante

Pedro Henrique

Pedro Kelner

Júlio César Avellar

 

Já no ranking geral do ano, a pontuação ficou a seguinte:

 

Tiago Monteiro: Total 86 / Nett 15

Tiago Soares: Total 144 / Nett 36

Marina Hutzler: Total 161 / Nett 53