Chegou ao fim o Campeonato Sul Americano de Optimist, que aconteceu em Porto Alegre de 21 a 21 de março. Participaram do evento 144 velejadores, oriundos de 15 países.

Na classificação geral venceu o americano Ivan Shestopalov de 13 anos, em segundo ficou o Brasileiro Gabriel Lopes do Rio Grande do Sul e em terceiro o Argentino Fausto Peralta de 15 anos.O troféu rotativo de Campeão Sul Americano ficou em posse do brasileiro Gabriel Lopes. A campeã feminina foi a Argentina Clara Vignati. O velejador do Cabanga Iate clube, Tiago Monteiro ficou em 48º no geral e 30º entre os Sul Americanos.

Já no campeonato por equipes entre os países Sul americanos, a equipe Argentina se sagrou campeã e o campeonato por equipes entre os outros países os USA foram os campeões. 

“Esta colocação no meu ponto de vista foi boa, visto que foi seu primeiro campeonato internacional de alto nível, pois participaram os 15 melhores de cada país e os 30 melhores do Brasil e basta dizer que o campeão do ano passado, o americano Romain Screve, foi 30º lugar este ano, o atual campeão brasileiro Pedro Correa foi 16º, o sétimo do Brasileiro ficou em 73º, então, como se vê, o nível é altíssimo e estar entre os 50 melhores das Américas e entre os 30 da America do sul é uma boa colocação, vale salientar também a Idade de Tiago, com exceção de Gabriel Lopes, que é um fenômeno e velejou na sua raia, apenas mais 6 velejadores abaixo de 13 anos ficaram à frente de Tiago, que completou 12 anos em janeiro”, enfatizou o velejador e pai de Tiago, Ted Monteiro.