O campeonato por equipes do 42º Campeonato Brasileiro de Optimist, interrompido ontem pela falta de ventos, foi concluído há pouco aqui, na subsede do Cabanga Iate Clube, em Maria Farinha, região metropolitana do Recife. Ontem, duas regatasforam canceladas devido às más condições climáticas e a falta de ventos adequados. As 17 regatas programadas transcorreram perfeitamente, com vento na casa de 8 a 10 nós e céu limpo.

A equipe do Rio de Janeiro, formada por Clara Penteado, Iago Simões, Gustavo Abdulklech, Rubem Neto e Rafael Ribeiro ficou com o primeiro lugar geral, seguida pela flotilha do Rio Grande do Sul, composta pelos atletas João Emilio Vasconcelos, Gabriel Lopes, Tiago Quevedo e Erik Hoffmann. A final foi decidida com a melhor de três regatas, mas a equipe carioca venceu duas, não sendo necessário a realização da terceira. A representação pernambucana, formada por 10 atletas do Cabanga Iate Clube, foi eliminada na terceira fase da competição.

Amanhã, as regatas individuais continuarão a ser disputadas, com previsão de início para o meio-dia. O 42º Campeonato Brasileiro de Optimist se encerra no domingo (10.01).