Dona de um lugar cativo no coração dos velejadores e consagrada como uma das mais importantes da América Latina, a Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) não para de inovar. E tem uma grande novidade para a edição deste ano, deixando o evento ainda mais sustentável.

Com apoio do Genio Carbon, 2023 vai marcar a primeira regata oceânica carbono neutro da América Latina. A plataforma de gestão de inventário de gases do Efeito Estufa, desenvolvida pela Ambipar Group, vai realizar a mensuração das emissões no evento, para classificar e quantificar as emissões de gases do Efeito Estufa. Com isso, vamos contribuir com a descarbonização e, consequentemente, diminuir o impacto climático.

Vale a pena reforçar que será um procedimento que engloba toda a programação da Refeno, não apenas a regata. Ou seja, toda a energia gerada nos 11 dias do evento, com shows, palestras, atividades, alimentação e outras ações. Sem contar que, apenas o barco de apoio da travessia consome 5 mil litros de diesel.

O Genio Carbon também vai compensar as emissões que não foram passíveis de neutralização com o Genio Carbon Marketplace, plataforma desenvolvida para facilitar a compensação de emissões através da compra de créditos de carbono.

“A medição de emissões de gases do Efeito Estufa é de suma importância, à medida em que as preocupações com as mudanças climáticas aumentam. É mais uma ação que tomamos no sentido de organizar uma regata preocupada com a preservação do Meio Ambiente”, enfatizou o comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Delmiro Gouveia.

Reforçando que o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, que organiza a Refeno, possui a certificação ISO 14001, que engloba um sistema de gestão para preservação do Meio Ambiente. O Clube também detém ao ISO 9001, voltada para gestão de qualidade, no atendimento prestado e satisfação dos sócios.

PLATAFORMA DE CRÉDITO DE CARBONO
Clique AQUI e conheça o Genio Carbon Marketplace, plataforma para compra de créditos de carbono utilizada para compensar as emissões de gases do Efeito Estufa da Refeno.

SOBRE A REFENO
A Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) vai para a sua 34ª edição – a primeira foi em 1986. Este ano, a partida das 300 milhas náuticas (560 km) da travessia da capital pernambucana até o arquipélago está marcada para o dia 23 de setembro, do Marco Zero do Recife.

Até o momento, 96 barcos estão inscritos, representando 15 estados: Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pará, Goiás e Distrito Federal. Fora dois veleiros da Argentina e outro da África do Sul. Ao todo, são cerca 800 velejadores e mais três mil pessoas envolvidas na regata.

SOBRE A AMBIPAR
A Ambipar é uma multinacional brasileira, líder em gestão ambiental que atua em diversos segmentos oferecendo serviços e produtos para toda a cadeia de valor, focando na perenidade do negócio e subsidiando seus clientes com total engajamento e melhoria nos seus indicadores ESG (Environmental, Social and Governance).