O curso para preparação de novos capitães amadores em Pernambuco, realizado no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, está chegando ao fim. O objetivo do projeto era incentivar o número de velejadores com habilitação para Capitão Amador, uma exigência da Marinha para todos que desejam pilotar qualquer embarcação, sem fins comercias, seja de vela ou de motor em águas oceânicas.

A prova de Capitão Amador ganhou uma importância especial depois que a Marinha determinou a obrigatoriedade da habilitação para todos os comandantes de tripulação que participarão da Regata Recife/Fernando de Noronha (Refeno), que este ano será realizada dia 30 de setembro, com largada no Marco Zero do Recife.

A iniciativa do curso partiu do Capitão da Flotilha de Cruzeiro Pernambucana e sócio do clube, Leonides Alves Neto, tendo como meta, também, qualificar os capitães para a prova da Marinha, a ser realizada neste mês de abril. A turma foi composta por 12 alunos e as aulas, divididas em oito módulos, foram ministradas pelo Comandante e Capitão Jorge Félix Vilela.

Os requisitos mínimos exigidos para prestar o exame de Capitão Amador é estar habilitado como Mestre Amador e ter acima de 21 anos. A habilitação de Capitão Amador tem validade nacional e internacional e só precisa ser renovada de dez em dez anos.