Getting your Trinity Audio player ready...

O sócio do Cabanga Emílio Russell foi homenageado pela Superintendência da Receita Federal da 4ª Região Fiscal, no Recife, em cerimônia realizada no dia 28 de janeiro de 2026.

A homenagem reconheceu a atuação voluntária de Emílio e de Paulo Moura no translado até o Recife de um veleiro apreendido pela Receita Federal em Tamandaré.

O convite da Receita Federal, que precisava de um capitão amador para buscar o barco, foi feito em dezembro. Emílio Russell de pronto aceitou.

“Chamei o Paulo Moura e fomos buscar o barco. Topamos o desafio, saímos sem o motor e, depois de nove horas, estávamos no Recife. O veleiro era de 52 pés, não tinha bateria, energia, nem equipamentos eletrônicos.  Foram manobras difíceis, mas deu tudo certo”, disse o sócio do Cabanga.

Como reconhecimento pelo trabalho técnico, voluntário e bem-sucedido, a Receita Federal realizou uma cerimônia de homenagem e entregou a Emílio Russell e Paulo Moura medalhas e diplomas.

Mister Refeno

Dono de uma memória privilegiada sobre o Cabanga e a vela em Pernambuco, Emílio Russell é considerado o “Mister Refeno”. Ele esteve em todas as 36 edições da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha. Seu pai, Carlos Russell, foi Comodoro do Cabanga no biênio 1988/1989.

Emílio é um dos mais experientes velejadores do Cabanga, com um vasto currículo em travessias e competições náuticas.