Getting your Trinity Audio player ready...

Tradição da Refeno, os prêmios especiais dão um charme a mais na Festa de Premiação da Maior Regata Oceânica da América Latina.

Em 2025, o troféu para embarcação de procedência mais distante foi para o Shamaness, que veio da Austrália. Frank Roberts e Qamar Shuyler marcaram presença em todos os eventos da Refeno 2025. Um casal muito simpático, que abrilhantou a 36ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha.

Além do filho Maxwell, a tripulação teve Caroline Vernillo Bigone, Claudiane Oliveira de Souza, Glauco Reis Novais Ferreira, Joao Almeida Freese de Carvalho, Kelly Cardoso da Silva e Rafael Vilas Boas. Foi um prazer ter o Shamaness entre os participantes e que vocês voltem em 2026!

MAIS NOVO E MAIS NOVA

A edição deste ano da Refeno foi marcada pela forte presença das crianças.  Dentre nossos prêmios especiais, entregamos o troféu para o velejador mais novo e a velejadora mais nova.

Entre os meninos o prêmio foi para Alexandre Borchardt, do Khalifa I, de três anos e que não parou de dançar nem em cima do palco. Alice Mondadori (Odara), de cinco anos, levou o troféu entre as meninas.

MAIS MULHERES A BORDO

Após 21 anos, a regata voltou a ter uma tripulação 100% feminina, o Pura Vida, de São Paulo, da comandante Carla Lopes. A embarcação levou o prêmio de tripulação com mais mulheres. Além da comandante Carla Lopes, a equipe teve: Aymara Escobar, Carolina Moreira, Daniela Wang, Fernanda Costa, Michele Hanz, Nivea Yoshida e Rafaela Feitosa.

O barco faz parte do projeto da Flip Boat Experience e teve o apoio da Ceiba Consultoria Ambiental, idealizada por Carolina Moreira.

Além disso, Michele é voluntária da Escola Social Náutica da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), criada e coordenada pelo velejador Luciano Guerra. O projeto atende mais de 100 crianças e adolescentes nas modalidades de vela e canoa havaiana.

BARCO A VELHO 

Experiência conta bastante, sobretudo em uma travessia de 300 milhas náuticas (560 km) como a da Refeno. Por isso, dentre nossos prêmios especiais, temos a categoria Barco a Velho, entregue a embarcação com maior média de idade.

Em 2025, o troféu foi para o veleiro baiano MMais Tempo (BA), com média de 62,5 anos com seis seis tripulantes: José Santos (comandante), Ana Custódia Blanche, Eduardo de Moraes, Eliane Seixas, José Augusto Melo e Leonardo Gonzaga.

Parabéns a todos e até 2026!

VELEJADOR MAIS ANTIGO 

Tivemos a honra de contar com a experiência de três grandes lobos do mar: Fernando Peixoto, do Stella Solaris; Marco Duarte Guimarães, do Ventania; e José Rios Leite, do Yakare. Todos com 79 anos.

TARTARUGA MARINHA

A penúltima embarcação a cruzar a linha de chegada foi o Tukurá (SP), do comandante Paulo Waizer Novaes. O resultado fez a embarcação de São Paulo ganhar o troféu Tartaruga Marinha. O tempo de travessia foi de 51h21h12s.

A premiação foi repleta de emoção. O Tukurá carrega uma missão especial: divulgar a causa do Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), em São Paulo, instituição que trata milhares de crianças com câncer. O comandante Paulo Novaes perdeu uma filha por conta da doença.

Ao lado da tripulação formada por Antonio Alberto Cotrim Martins Jr., José Augusto Fahl e Paulo Fernando Brunozi, o Tukurá estreou na Refeno de forma marcante.

PRIMEIRA MULHER A CRUZAR A LINHA DE CHEGADA

Única representante feminina na tripulação do Fita Azul Adrenalina Pura, Cecília Peixoto faturou mais uma vez o prêmio de primeira mulher a cruzar a linha de chegada em 2025.

O veleiro pernambucano voou baixo e confirmou o favoritismo fazendo o quarto melhor tempo da história: 17h47min46s.

Os três melhores tempos também pertencem ao Adrenalina Pura, inclusive o recorde, ao ter cravado em 2007 a travessia das 300 milhas náuticas (560 km) da capital pernambucana até o arquipélago em 14h34m54s.

 

Fotos: André Rick/Cabanga

PATROCÍNIO/APOIO
A 36ª Refeno tem o patrocínio da Heineken Zero, Empetur e Governo de Pernambuco, Banco do Nordeste e Governo Federal, Indústrias Becker, Baterias Moura, Shineray Eletric, Zeekr Auto Oriente, Dislub e Agemar.

E apoio da Marinha do Brasil, ICMBio, Terceiro Distrito Naval, Capitania dos Portos de Pernambuco, Escola de Aprendizes Marinheiros, Polícia Federal, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Cabedelo (Secretaria de Turismo), Porto do Recife, Adepe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Administração de Fernando de Noronha, Secretaria do Meio Ambiente Sustentabilidade e Fernando de Noronha, CBVela, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), FPVela, Flotilha Frevo, Iate Clube da Paraíba, Iate Clube de Sergipe, Pernambuco Iate Clube, Aratu Iate Clube, Livedot Tracking e Carlos Pinto Advocacia.