Por conta do vazamento de óleo que tem atingido as praias do Nordeste há mais de um mês, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) convoca voluntários para um mutirão de limpeza de quatro pontos considerados críticos. Os trabalhos serão realizados sob a sob a coordenação de profissionais da Semas e de universidades.

O canal estabelecido é a plataforma Transforma Brasil, que vai coordenar o processo de inscrição e mobilização dos voluntários, além do encaminhamento para os devidos pontos de atuação.

A costa pernambucana está sendo monitorada pela Semas, mas a população pode reportar a aproximação ou surgimento de novas manchas através da central da Codecipe pelo número 3181-2490 ou pelo telefone da Semas, que é o 98494-2703.

Para ajudar na limpeza das praias, as pessoas podem se inscrever no site da plataforma (https://transformabrasil.com.br). No entanto a Semas faz um alerta ao alto poder de contaminação da substância encontrada no litoral pernambucano. É necessário o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas de PVC e botas de segurança ou outro calçado impermeável, além de máscaras, coletes, macacão e óculos de segurança.

Para a limpeza na praia, o óleo deve ser retirado com pá e colocado em sacos de lixo resistentes ou em bombonas. O material deve ser recolhido para um local coberto e sobre uma lona, enquanto é acionada a coleta para destinação final adequada.