Emoção e garra até a última regata. Assim foi a disputa do  Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, competição sediada pelo Iate Clube de Santo Amaro, que terminou nesta quinta (24), em São Paulo, com a disputa por equipe. Na água, os 140 competidores enfrentaram as regatas como gente grande, encarando muita variação climática.

Mesmo com tanta mudança de tempo, a delegação pernambucana comemorou bastante pelas conquistas. Tiago Monteiro, de 11 anos, marcou presença entre os melhores, finalizando em quinto geral e segundo da categoria infantil. Com este resultado Tiago se classificou para o Sul-Americano que será no fim de março em Porto Alegre. Além de ter ótimas chances para disputar também o Mundial da classe, pois a ida para esta competição depende da soma dos resultados do Brasileiro + a Seletiva que será realizada durante o Sul Brasileiro, no fim de Abril, em Porto Alegre.

Alegria também na conquista de Tiago Soares, de 10 anos, que deu show na água e volta para casa com o título de campeão da categoria Mirim. Essas vitórias mostraram que a equipe do Cabanga Iate Clube é uma grande promessa de títulos, afinal, é composta por atletas muito jovens, a maioria ainda tem mais de quatro Brasileiros de Optimist pela frente.

“Pernambuco mostrou ser a Flotilha do futuro. O saldo foi muito positivo. Além dos resultados dos Tiagos, colocamos quatro atletas entre os setenta primeiros.O que significa que em 2014, no Brasileiro em Maria Farinha, teremos além das 5 vagas estatutárias, mais quatro vagas”, falou o treinador da equipe, Edival Junior.

A delegação ainda contou com o talento de: Marina Hutzler, Vitor Soares, Ludmila Lira, Letícia Lira, Roberto Cardoso, Guilherme Sant’anna e Julia Olivier.