Após dois dias sem ventos, o Campeonato Brasil-Centro Seletiva de Optimist foi retomado com três regatas nesta quinta-feira (19), em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. E o bom tempo trouxe também resultados positivos para a Flotilha do Cabanga Iate Clube. Principalmente para Roberto Cardoso, que, em franca recuperação, subiu para a 12ª posição geral com 26 pontos perdidos (PPs).  

No acumulado dos pontos da Seletiva em Cabo Frio com o Campeonato Brasileiro da classe, realizado em janeiro de 2018 na Bahia, Bebeto, como é conhecido, subiu para a nona posição geral com 170 pontos perdidos (PPs). Sendo assim, o pernambucano está na zona de classificação para o Norte-Americano, mas com boas chances de conquistar uma vaga no Europeu.

Marcelo Souza é outro velejador do Cabanga que também está no grupo que disputará o Norte Americano da Classe. No geral, ocupa uma das doze vagas masculinas do Brasil para disputa do Norte-Americano. No feminino, Júlia Ollivier segue como quarta melhor menina e também mantém grandes chances de disputar uma competição internacional pelo Brasil.

O Brasil-Centro de Op, em Cabo Frio, conta com 105 velejadores de sete estados do Brasil e a Flotilha do Cabanga ainda tem outros quatro competidores: Antônio da Fonte (42º) Marcelo Souza (51º), Anita Zirpoli (53º) Miguel Andrade (57ª).

Para esta sexta-feira (20), mais três regatas estão programadas. A previsão da Comissão de Regata é realizar doze regatas até o próximo domingo (22), encerramento da competição.

Entenda a classificação:

Campeonato Mundial
Os 5 primeiros colocados masculinos (Brasileiro + Brasil Centro) garantem vaga para o Mundial.

Campeonato Europeu
Os velejadores que ficarem entre o 6º e o 8º (masculino) se classificam para o Europeu, assim como a velejadora que conseguir o 1º lugar na classificação.

Norte-Americano
Os velejadores que ficarem entre a 9ª e a 16ª colocação classificam-se para o Norte-Americano ao lado de mais quatro velejadoras, sendo elas 2º, 3º, 4º e 5º lugar na classificação.