Dando continuidade a Regata das Gerações, foram realizadas no domingo (10) a partir das 13h30, a semifinal e final na briga pelo troféu Regata das Gerações Virgília e Djalma Peixoto. Posteriormente, ocorreu o Desafio das Gerações: a grande disputa pelo troféu Dilhermando Melo.

Antes dos velejadores caírem na água foi feito sorteio para definir dois grupos entre os 10 velejadores melhores colocados nas regatas classificatórias do sábado; os competidores do grupo atual correram mais uma regata para que se conhecessem os dois melhores colocados que concorreriam com os quatro primeiros provenientes da final da Regata das Gerações. O sorteio originou dois grupos: 1º – Edival Júnior, Claudio Cardoso, Hugo Monteiro, Carlos Eduardo Moura e Fernando Carvalho; 2º – Rafael Monteiro, Roberta Rosa Borges, Humberto Araújo, Marcelo Soares e Paulo Raposo.

O grupo de velejadores atuais fez sua regata e nela Daniel Dantas e Mateus Pinheiro foram os dois melhores colocados. No embate seguinte – entre o grupo um e dois já citados- foram marcantes as disputas acirradas nas montagens de boia.

Terminada a semifinal se classificaram os três melhores colocados de cada um dos dois grupos; estes seis realizaram a final na qual Roberta Rosa Borges foi a grande vencedora, seguida de Rafael Monteiro, Edival Júnior e Hugo Monteiro, que se juntaram a Daniel Dantas e Mateus Pinheiro para competir o Desafio das Gerações no qual Dantas se sagrou campeão rompendo a hegemonia de Edival Júnior.

No evento de premiação, foram agraciados com as medalhas os três primeiros lugares por geração, a saber:

Geração 75/80

1º – Fernando Carvalho

2º – Claudio Cardoso

3º – João Carvalho

 

Geração 80/85

1º – Marcelo Soares

2º – Paulo Raposo

3º – Renato Almeida

 

Geração 90/95

1º – Edival Júnior

2º – Humberto Araújo

3º – Gustavo Peixoto

 

Geração 95/2000

1º – Roberta Rosa Borges

2º – Carlos Eduardo Moura

3º – Pedro Fázio

 

 

2000/Atual

1º – Rafael Monteiro

2º – Hugo Monteiro

3º – Victor Soares

 

Roberta Rosa Borges levantou o troféu Regata das Gerações Virgília e Djalma Peixoto. Os troféus de segundo e terceiro lugar ficaram nas mãos de Rafael Monteiro e Edival Júnior, respectivamente. Destaque para o depoimento emocionado da homenageada Virgília Peixoto, que discursou sobre seu entusiasmo permanente no crescimento do esporte a vela, e a homenagem a Flávio Melo, filho do lendário Dilhermando Melo.

Logo depois, Daniel Dantas levantou o troféu de campeão do Desafio das Gerações. O comodoro Carlos Henrique Dantas finalizou a premiação agradecendo a todos os presentes.