Um barco, quatro atletas e milhares de quilômetros separando dois continentes. Após três meses de jornada, a equipe Row2Rio chega ao Brasil, pelo Recife, depois de pedalar e remar todo o percurso, que teve início no Reino Unido. O grupo composto por três britânicos e uma irlandesa iniciou o trajeto rumo a cidade do Rio de Janeiro com o objetivo simbólico de unir as duas sedes olímpicas, Londres e Rio, e trazer parte do legado olímpico britânico ao Brasil.
Já próximos da costa brasileira, os atletas desembarcarão na capital pernambucana na manhã do próximo sábado (23) e serão recebidos com festa. A Missão Diplomática Britânica no Brasil, representada pelo cônsul britânico em Recife, Graham Tidey, receberá os remadores a bordo de uma embarcação, que contará com familiares e imprensa convidada para registrar a tão esperada chegada do grupo.
Durante a estadia no Recife, a embarcação dos britânicos ficará atracada no Cabanga Iate Clube de Pernambuco.
O momento será um marco mundial, com a quebra de dois recordes: o de Colombo (travessia do Atlântico em menos de dois meses e meio) e o de menor tempo em uma nova rota de remo pelo Atlântico, executada por um time misto de homens e mulheres. Durante a estadia da equipe em Pernambuco, os atletas devem participar de atividades públicas com a comunidade local.
Depois e acolhidos e descansados, o grupo enfrentará outras quatro semanas de pedalada em direção ao Rio de Janeiro, passando por outras capitais brasileiras.
No melhor espírito olímpico, Mel Parker, Susannah Cass, Jake Heath e Luke Richmond aceitaram o desafio de encarar uma rota inédita para chegar de maneira audaciosa à próxima sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. Atravessaram parte do Reino Unido e toda a França, Espanha e Portugal de bicicleta. Era só o início da viagem. Desde Lagos, sul de Portugal, o time embarcou rumo ao Brasil, cruzando o Oceano Atlântico e remando 24 horas por dia.
Através do esporte, a comitiva pretende chamar atenção para a luta contra o câncer e arrecadar mais de meio milhão de reais para uma instituição de caridade. O cônsul britânico em Recife, Graham Tidey, celebra o êxito da equipe. “Parte do legado dos Jogos de 2012 para o Reino Unido é o uso do esporte para inspirar novas gerações. Este legado cruzou o oceano para chegar ao Brasil, onde certamente a equipe se sentirá acolhida, e poderá compartilhar com os brasileiros a alegria e orgulho de sediar os Jogos Olímpicos”.
DADOS INTERESSANTES DA JORNADA ROW2RIO
– O percurso marítimo percorrido pela equipe ultrapassa os 4.630 quilômetros (desde Lagos-PT a Recife-BR);
– A equipe se mantém em movimento 24 horas por dia, em um revezamento de duplas a cada duas horas;
– Durante o trajeto, o grupo tem encarado ondas de até 12 metros de altura;
– Por dia, os atletas consomem mais de 10 mil calorias para superar os desafios da viagem;
– Atualmente, mais pessoas têm encarado a escalada do Monte Everest do que uma travessia em alto mar.
O PROJETO ROW2RIO
– Para mais detalhes e acesso ao diário de bordo da Row2Rio, visite a página oficial da equipe: http://www.row2rio2016.co.uk/;
– Doações ao projeto, que serão revertidas ao Instituto MacMillan de Câncer, podem ser feitas pelo link:http://www.row2rio2016.co.uk/charity/.