O Litoral Sul de Pernambuco vai receber, neste final de semana, a tradicional Regata Vicente Pinzón-Vila Galé. A partida está programada para este domingo (6), às 9h30, no Porto de Suape com destino ao Marco Zero do Recife. O percurso terá um total de 48 quilômetros, aproximadamente 25 milhas náuticas. Antes da partida, os velejadores participarão de uma confraternização, no sábado (5), no Vila Galé Eco Resort do Cabo, com show de banda de jazz e um jantar especial, e haverá também uma competição de kitesurf com seis participantes.

Nesta edição, 20 barcos garantiram presença na regata: Zen, Centauro, Sem Destino, Glasnost II, Lavienrose I, Avoador, Avatar, Resgate, Papangu, Glasnost III, Lampião, Nativo 2, Sossego, Yatch 1 – Skipper 21, Achilles, Intã, Toba, Paêbiru, Carcará II e Morning Breeze.

Em 2017, a embarcação Patoruzu, da classe Mocra Regata, foi a vencedora da Regata Vicente Pinzón-Vila Galé. O barco realizou percurso em 2h47min e faturou o Troféu Fita Azul pela segunda vez consecutiva.

Idealizada há 17 anos, a Regata Vicente Pnizón nasceu em homenagem à primeira visita do navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón às terras Brasileiras, antecedendo a chegada de Pedro Álvares Cabral, conforme registros históricos.
 
Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do novo mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pinzón continuou seu périplo por mares nunca antes navegados. Através da navegação à vela, a referida Regata busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolam esses acontecimentos de pré-descoberta do Brasil.