Para comemorar os 147 anos da Batalha Naval do Riachuelo, a Marinha do Brasil e o Cabanga Iate Clube, realizaram neste domingo (10), uma regata homenageando esta data. O público lotou o Marco Zero para assistir além da partida dos 38 barcos inscritos, a apresentação da banda da Escola de Aprendizes Marinheiro. Sem falar que o sinal para o início das provas foi dado por fortes tiros de canhão.

Às 10h em ponto, velejadores de Oceano, Snipe e Optimist saíram do Marco Zero em busca do título. Os oceanos foram até a área externa do Porto do Recife, onde montaram uma boia e retornaram ao ponto de largada. Já os barcos de Snipe e Optimist fizeram o percurso inverso, montando boia próximo ao PIC, voltando depois para o Marco Zero.

Vale salientar que um dos momentos que mais chamou a atenção dos que assistiam ao evento foi quando os barquinhos da classe base da vela se juntaram e formaram uma bela cena, mostrando o quanto o Estado é forte no presente e no futuro desse esporte.

“Estamos satisfeitos com o sucesso do evento. Até porque a comemoração desta data tão importante para a história do Brasil não poderia ser diferente. Parabéns também a todos os velejadores que realizaram belas e disputadas regatas”, falou o comodoro do Cabanga iate Clube, Carlos Henrique Dantas. Ainda segundo o comodoro “A Marinha está inserida na formação do Cabanga. Nós, como clube náutico, temos uma gestão ligada a esta Corporação. Todo evento que realizamos tem o aval da Marinha. É muito bom poder inserir a vela neste tipo de comemoração”, completou Dantas.

O capitão dos Portos de Pernambuco, Ricardo Pinheiro Padilha, explicou os motivos da comemoração. “Somos um país pacífico e a Batalha Naval do Riachuelo foi uma das poucas que a Marinha brasileira participou. No entanto, ela teve uma atuação fundamental e por isso celebramos até hoje. A importância é tanta que este dia, 11 de junho, é a data magna da instituição”, ressaltou.

A Premiação foi realizada logo após as provas no Cabanga e contou com a presença do capitão dos Portos, comandante Padilha, membros da Marinha, velejadores e associados. Em breve todas as fotos estarão publicadas no novo portal. Uma deliciosa feijoada (acompanhada de caldinho e bebidas) foi servida aos convidados.

A classificação geral:

Optimist Geral:
1- Yuri Reitlher,
2- Marina Hutzler,
3- Vitor Soares

Optimist Estreante:
1- Henrique Burle

Optimist Mirim:
1- Marina Hutzler

Optimist Infantil:
1- Vitor Soares

Optimist Juvenil:
1- Yuri Reitlher

Optimist Feminino:
1- Letícia Lira

Optimist Iniciantes:
1- Pedro Wiegand

Snipe:
1- Daniel Dantas e Ítalo Silva,
2- Ted Monteiro e Rafael Monteiro,
3- Vitor Azevedo e Fernando Silva

Snipe B:
1- Avelar Loureiro e Pedro Amorim

Oceano RGSR (regata):
1- Girosplit,
2- Regate,
3- Morning Breeze

Oceano RGSA (cruzeiro – acima de 30 pés):
1- Lampião

Oceano RGSB (abaixo de 30 pés):
1- Mauristad,
2- Lavieenrose

Oceano Trimaran:
1- Paturuzú,
2- Suva 04