O veleiro Reforça 1 (BA) foi comandado pelo experiente velejador Roque Luiz, que chegou a sua 30ª Refeno em 33 disputas na história. A embarcação, da Classe Catamarã A, completou a travessia da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha em 51h36min, cumprindo a missão ao cruzar a linha de chegada no Mirante Boldró, na ilha de Fernando de Noronha, após saída do Marco Zero do Recife.

O que chamou a atenção foi o número de pessoas na tripulação do barco baiano: 14. Além do comandante Roque Luiz, foram Bruno Baranhuk, Eduardo Colombo, Maíra Bordignon, Manoel de Jesus, Manoel de Jesus, Marcos Vinicio, Paulo Eduardo, Paulo Henrique, Rodrigo Menezes, Rodrigo Nóbrega, Sérgio Augusto, Sérgio Roberto e Silvier de Almeida.

A maior parte da tripulação que correu com o Reforça 1 (BA), do modelo Wave Pierce, esteve no veleiro Vorai (BA) na Refeno 2021.

Considerada a maior regata oceânica da América Latina, a Refeno tem um percurso de 300 milhas náuticas ou 560 km entre céu e mar, saindo tradicionalmente do Marco Zero do Recife rumo ao Arquipélago de Fernando de Noronha.