Devido ao grande número de inscritos, a Refeno fechou uma parceria com a Associação Brasileira de Veleiros de Cruzeiro (ABVC). A entidade solicitou a reserva de 15 vagas para o Cruzeiro Costa Leste, o que foi atendido prontamente pela Coordenação da Refeno. Este grupo se reúne a cada dois anos e sobe a costa brasileira saindo do Rio de Janeiro e concluindo a perna na Regata Recife-Fernando de Noronha.

Já são mais de 13 anos de história e sucesso do Cruzeiro Costa Leste. É um grupo tradicional na Refeno. E para que não percam a 31ª edição, houve este acordo já que 74 barcos estão inscritos e ainda faltam sete meses para a partida marcada para o dia 12 de outubro. O intuito é não deixar ninguém fora da festa.

“As 15 vagas reservadas para o Cruzeiro Costa Leste, que sairá do Rio de Janeiro, serão preenchidas por ordem de inscrição. Dentre os participantes de cruzeiro, o primeiro que chegar a Fernando de Noronha receberá um troféu especial da Associação Brasileira de Veleiros de Cruzeiro (ABVC)”, explicou Fernando Sheldon, fundador e atual presidente do Conselho Diretor da ABVC.

Neste ano, o Cruzeiro Costa Leste terá um cunho ambiental e de conscientização da população sobre o descarte do lixo. “Durante a nossa viagem, vamos realizar eventos em comunidades sobre esta questão, principalmente sobre o descarte de sacos plásticos e embalagens. Então, além do passeio, teremos este trabalho social pela costa brasileira para que as nossas praias se livrem do lixo”, concluiu Fernando Sheldon.