A 34ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha foi a primeira competição náutica Carbono Zero. A sustentabilidade foi uma das principais propostas do evento e foi o resultado de uma parceria do Cabanga com o Genio Carbon – plataforma de Gestão de Gases do Efeito Estufa – solução desenvolvida pela Ambipar.
O cálculo de emissões da 34ª Refeno foi realizado de acordo com toda a estrutura da regata e dos eventos, desde a coletiva de imprensa, no Recife, até a saída das embarcações e do staff de Fernando de Noronha. O relatório de emissões apresenta de maneira clara todas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) oriundas das operações da organização do evento.
Vale ressaltar que o Genio Carbon, parceiro da Refeno na medição e compensação de emissões, foi reconhecido pelo segundo ano consecutivo como software de dados corretos, completos, consistentes e livres de erros disponíveis no Inventário de Gases do Efeito Estufa. O selo de aprovação foi recebido por meio da declaração de verificação da SGS, líder mundial em inspeção, testes, certificação e referência de qualidade e integridade.
Apesar de a Refeno ser uma competição de barcos à vela, boa parte da estrutura do evento possui fontes emissoras de Gases do Efeito Estufa. Isso inclui combustíveis de transporte, energia elétrica, gestão de resíduos, entre outras atividades.
Desta forma, todas as emissões da Refeno – 139.15521 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) – foram compensadas utilizando a tecnologia de créditos de carbono da Ambify, que concedeu ao evento e ao Cabanga um certificado de Regata Carbono Zero, pela compensação das emissões.
O relatório apontou a importância da avaliação e gestão das emissões de GEE. Diante disso, a Refeno aconteceu com o menor impacto ambiental que um evento deste porte poderia resultar.
“Essa foi mais uma ação que tomamos para tornar a Refeno ainda mais sustentável e preocupada com a preservação do Meio Ambiente. Esse tem sido o foco do Cabanga e da regata nos últimos anos”, disse o comodoro do Cabanga, Delmiro Gouveia.
Vale lembrar que o Cabanga tem o ISO 14001 pelo sistema de gestão para preservação do meio ambiente desde 2019, sendo o primeiro clube náutico do Brasil a obter a certificação internacional, além do ISO 9001. Esse fator ressalta o comprometimento do evento com a preservação do planeta.
Clique aqui e confira o relatório completo