Quarenta e nove embarcações estão inscritas para neste sábado (26 de setembro), a partir do meio dia, partir para a 27ª edição da Regata Recife/Fernando de Noronha (Refeno). Este ano, a competição reunirá 314 tripulantes divididos em dez classes – multicascos (Catamarã e Mocra) e monocasco (RGS, RGS A e RGS B, ORC, Aberta, Bico-de-Proa, Aço e Turismo). A Refeno, promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, é considerada uma das maiores e mais importantes regatas oceânicas do Brasil e da América do Sul.

Esses números envolvem participantes de oito estados do Brasil, além de três países – França (1), Inglaterra (1) e Holanda (1). Pernambuco é o estado mais bem representado na Refeno 2015, com 12 barcos inscritos. São Paulo vem logo atrás com 11. Completam a lista Rio de Janeiro (seis), Bahia (cinco), Alagoas (quatro), Santa Catarina (quatro), Paraíba (três) e Rio Grande do Sul (1).

Em 2015, após a partida, em vez de passarem em frente à praia do Pina, na Zona Sul do Recife, como aconteceu em 2014, as embarcações seguirão direto para o Arquipélago de Fernando de Noronha. A intenção da organização é concentrar, no dia da partida, todas as festividades e atividades da Refeno no Recife Antigo. Serão 292 milhas náuticas de percurso, o equivalente a 540 quilômetros entre céu e mar.

“O Cabanga está em festa. Estamos realizando a regata mais alegre e descontraída dos últimos tempos. Uma verdadeira celebração da vela brasileira, uma festa de velejador para velejador”, comentou o comodoro do Cabanga, que avaliou como normal o número de inscritos na Refeno 2015.

A embarcação Camiranga, do Rio Grande do Sul, atual Fita Azul da Refeno, está entre os principais favoritos desta edição 2015. Em 2014, o veleiro percorreu as 298 milhas (cerca de 545 quilômetros) do Marco Zero do Recife até a praia do Boldró, em Noronha, em 22h40min43. O Camiranga é um barco modelo Soto 65, tem 20,55 metros de comprimento e disputará o título na classe ORC.

“A nossa expectativa é a melhor possível. Cada regata tem suas condições e peculiaridades. Nosso objetivo, dependendo das condições de ventos, é andar mais rápido e diminuir o tempo de travessia do Recife até Fernando de Noronha”, comentou Pedro Cruz, um dos tripulantes do Camiranga.

GRUPOS DE PARTIDA

Com o objetivo de agrupar os barcos de acordo com suas características e desempenho, a organização da Refeno separou a partida das embarcações por grupos. Os prováveis Fita Azul largarão no último grupo, às 13h30. Entre os favoritos, estão o Patoruzu (PE), Camiranga (RS) e  Mussulo III Angola Cable (SP). Confira os horários das largadas por classes:

1º Grupo

Largada: 12h30

Classes: Catamarã, Aço, Bico-de-Proa e Turismo

Barco

Gabí

Lavie

Yakare

River Baby

Pura Vida

Kakamaumau

Tata III

Toro

Anakena

Tio Budy

Tarú Andé

Pangeia Veleiroescola

Andante

Star Lite

Carapitanga

Voyager Atlantis Divers

Petit Bateau I/Real Alagoas

Argos I

Naeco

 

2º Grupo

Largada: 13h

Classe: Aberta, RGS, RGS A e RGS B

Barcos

Nanook

Amarsemfim

Prospérité

Tahimar

Windquest

Vida

Safo III

Endurance

Tapioca

Mussulo III – Angola Cables

Avatar

Alforria

Bolero II

Darwin

Flashback

Petit Prince

 

3º Grupo

Largada: 13h30

Classe: ORC, Mocra e Trimarã

Barcos:

Camiranga

Lexus / Ventaneiro

Patoruzú – CT Viagens

Aventureiro 3

Algo Mais

Itajai Sailing Team

Vo Rai

Marujos

A Travessia

Ciranda

Safena 4

Papangu

Synapse

Aloha

 

PERNAMBUCO

Pernambuco será representado por 12 embarcações. A grande favorita é a embarcação Patoruzú, comandada por Higínio Luís Marinsalta. Nos dois últimos anos, o trimarã construído no Cabanga Iate Clube de Pernambuco estava na liderança da Refeno e terminou voltando para o Recife após problemas na vela e no leme, respectivamente.  

Embarcações pernambucanas: Yakare, KaKaMauMau, Toro, Voyager Atlantis Divers, Bolero II, Avatar, Patoruzú CT Viagens, Aventureiro III, Algo +, Ciranda, Safena e Papangu

CLASSE IMPRENSA

Outra novidade da Refeno 2015 é a criação da classe Imprensa. Este ano, o Cabanga levará um jornalista do Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. O primeiro veleiro com um jornalista a bordo que chegar ao Arquipélago ganhará o Troféu de campeão da Refeno na Classe Imprensa. No sorteio, o Jornal do Commercio, que será representado pelo jornalista Leonardo Vasconcelos, ficou com o catamarã pernambucano Ciranda, de Sérgio Avellar; o Diario de Pernambuco, com o repórter Alexandre Barbosa, vai no Mussulo III Angola Cables, do comandante José Guilherme; e a Folha de Pernambuco, com Geison Macêdo, com o catamarã Vo Rai, de Roque Luiz.

ITENS DE SEGURANÇA

Com o objetivo de tornar a Refeno ainda mais segura, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco e a Marinha do Brasil realizaram mudanças nos itens de segurança para todas as embarcações e seus tripulantes. O destaque maior é para a exigência do uso do Epirb 406Mhz. Até então, essa obrigatoriedade estava prevista apenas para a Refeno de 2016. O Epirb é um dispositivo eletrônico via satélite que pode ser acionado manualmente ou automaticamente quando entra na água. O sinal emitido pelo aparelho – que marca a posição correta onde o barco está – continuará sendo disparado por mais 48 horas. “Essas mudanças visam garantir ainda mais segurança para todas as embarcações e tripulantes que disputarão esta e as próximas edições da Refeno”, comentou Jaime Monteiro, comodoro do Cabanga.

Além do Epirb, todas as embarcações que disputarem a Refeno devem ser classificadas como Mar Aberto. Outra exigência da Marinha é que cada embarcação deverá portar dois aparelhos GPS, em condições de funcionamento. Além do rádio VHF fixo será exigido a cada embarcação portar um VHF portátil, a prova d´água ou portar um case impermeável e em perfeitas condições de funcionamento. Por fim, todas as embarcações deverão portar as seguintes cartas náuticas: 22000 (Atol das Rocas e Arquipélago Fernando de Noronha), 22100 (Do Cabo Calcanhar a Cabedelo), 22200 (De Cabedelo a Maceió), 21030 (De Fortaleza a Natal) e 52 (proximidades arquipélago Fernando de Noronha).

EXIGÊNCIAS

Uso do colete classe 1

Balsa salva-vidas

Habilitação de capitão amador para o comandante da embarcação

Cartas Náuticas 22000, 22100, 22200, 21030 e 52

Epirb 406Mhz

Dois aparelhos GPS

Embarcações classificadas como Mar Aberto

ACOMPANHAMENTO EM TEMPO REAL

O amante da vela que quiser acompanhar a Refeno em tempo real poderá acessar o link no site da regata (clique aqui). A transmissão pode ser feita de um modo geral (visualizando todos os barcos), por classe (visualizando os barcos que competem em determinada categoria) ou individual. É importante lembrar que o recurso de transmissão já se encontra no site, mas só estará funcionando a partir da largada, que será ao meio dia deste sábado (26).

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo a previsão metrológica, na hora da partida, os ventos estarão entre 12 e 17 nós. Outra informação importante para os velejadores é que direção predominante do vento durante a travessia deverá ser a leste/sudeste, ideal para esse tipo de regata.

AÇÃO SOCIAL

A Refeno é um evento bastante esperado pela população da paradisíaca ilha de Fernando de Noronha. Além de ajudar com o setor turístico local, a competição tem também sua função social. Neste ano, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco preparou uma ação muito especial. O clube, em parceria com o Itajaí Sailing Team, fornecerá 600 kits escolares, sendo 300 para o Centro de Integração de Educação Infantil Bem-Me-Quer no Arquipélago de Fernando de Noronha e outros 300 para uma creche no Recife.

A entrega dos kits escolares será feita por intermédio do velejador Marcelo Gusmão, na terça-feira (30), às 11h. Além dos materiais didáticos, serão doados protetor solar para todas as crianças. O Centro de Integração de Educação Infantil Bem-Me-Quer, que abriga 250 crianças de 0 a 5 anos de idade, conta com o apoio de 23 professores, além de 27 auxiliares.

RESULTADOS ANTERIORES

2014

2013

2012

2011

2010

NÚMERO DE INSCRITOS
2014 – 67

2013 – 77

2012 – 89

2011 – 47

HISTÓRICO

A Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) atrai, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo. E não é difícil entender o porquê. O mar, o vento e o clima de Pernambuco são ideais para a navegação. E as paisagens, tanto na partida quanto na chegada, são encantadoras.

Todos os anos, os barcos partem do Marco Zero, ponto central do Recife e seguem com destino a Fernando de Noronha, ilha oceânica de águas cristalinas, onde é possível encontrar natureza pura, com golfinhos e atobás fazendo a festa dos visitantes.

A Refeno é considerada a primeira regata oceânica do país. Ela foi criada em 1986. O atual recorde é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que teve como comandante Georg Ehrensperger. Ele conquistou a marca de 14h34min54 em 2007.

PATROCÍNIO 

A Regata Recife/Fernando de Noronha conta com o patrocínio da Halls, Empetur, Prefeitura do Recife, e Dislub; e apoio da Administração da Ilha de Fernando de Noronha, ICMBio, Capitania dos Portos de Pernambuco,  Recife Praia Hotel, Moglin, Anasol e Compesa.