Um verdadeiro desfile náutico. Assim foi a partida, neste sábado (26), no Marco Zero do Recife, da 27ª edição da Regata Recife/Fernando de Noronha (Refeno). Este ano, 49 embarcações de oito estados do Brasil e de três países partiram rumo à paradisíaca Ilha de Fernando de Noronha. Ao todo, os veleiros percorrerão 292 milhas náuticas, o equivalente a 540 quilômetros de distância entre o Recife e o Arquipélago.

 

De acordo com a Comissão de Regata da Refeno, dependendo das condições do vento, os primeiros barcos devem aportar na praia do Boldró no final da manhã e início da tarde deste domingo (27). A diminuição do tempo é esperada devido à alteração no percurso da prova. Após a partida, em vez de passarem em frente à praia do Pina, na Zona Sul do Recife, como aconteceu em 2014, as embarcações seguiram direto para Fernando de Noronha.

 

Assim como no último ano, a embarcação Camiranga (RS), atual Fita Azul da Refeno, roubou a cena logo após a partida e em poucos minutos já liderava entre as embarcações que partiram no seu grupo. Quem também largou bem foi o trimarã pernambucano Paturuzú, outro forte candidato ao primeiro lugar na edição deste ano. Além das duas embarcações, os veleiros Tapioca/RJ e Mussulu III Angola Cable/SP também brigam pelo troféu Fita Azul e primeiro lugar entre os monocascos.  

 

“No momento da partida, a direção do vento não estava a ideal, rondando um pouco para nordeste. A força do vento estava entre dez a 12 nós. Com certeza lá fora as embarcações deverão encontrar vento bem melhor e rondando para leste para facilitar a navegação e evitar o zigue-zague. No mais, largada sem nenhum problema. Agora é esperar os resultados em Noronha”, finalizou Ted Monteiro, presidente da Federação Pernambucana de Vela.

 

PENALIZAÇÃO

 

De acordo com a Comissão de Regata, nenhuma embarcação foi penalizada no momento da partida.  

RESULTADOS ANTERIORES

2014

http://refeno.com.br/home/resultados_2014.php

2013

http://www.refeno.com.br/home/resultados_2013.php 

2012

http://www.refeno.com.br/home/resultados_2012.php 

2011

http://www.refeno.com.br/home/resultados_2011.php 

2010

http://www.refeno.com.br/home/resultados_2010.php 

 

HISTÓRICO

A Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) atrai, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo. E não é difícil entender o porquê. O mar, o vento e o clima de Pernambuco são ideais para a navegação. E as paisagens, tanto na partida quanto na chegada, são encantadoras.

Todos os anos, os barcos partem do Marco Zero, ponto central do Recife e seguem com destino a Fernando de Noronha, ilha oceânica de águas cristalinas, onde é possível encontrar natureza pura, com golfinhos e atobás fazendo a festa dos visitantes.

A Refeno é considerada a primeira regata oceânica do país. Ela foi criada em 1986. O atual recorde é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que teve como comandante Georg Ehrensperger. Ele conquistou a marca de 14h34min54 em 2007.

A Regata Recife/Fernando de Noronha conta com o patrocínio da Halls, Empetur, Prefeitura do Recife, e Dislub; e apoio da Administração da Ilha de Fernando de Noronha, ICMBio, Capitania dos Portos de Pernambuco,  Recife Praia Hotel, Moglin, Anasol e Compesa.