O projeto Mão no Mangue, promovido pelo Cabanga em preservação ao mangue próximo à sede do Recife, recebeu uma visita especial nesta sexta-feira (7). Na comemoração da Semana do Meio Ambiente, alunos do programa Juventude Ecológica, apoiado pela Compesa, conheceram o trabalho realizado pelo nosso clube.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

O coordenador do Mão no Mangue, Francisco Romero, recepcionou os alunos, os representantes do Juventude Ecológica e também a diretora de Meio ambiente e Articulação da Compesa, Camilla Andrada, e o assessor Gabriel José de Brito Leite Nunes. Primeiro, foi feita uma apresentação sobre o projeto e, na sequência, todos plantaram mudas de mangue vermelho na área do clube.

“Mostramos para eles também fotos da área preservada e da área que não é preservada pelo Cabanga, a quantidade de lixo que já foi retirada. Acredito que todos devem ter compreendido a necessidade da proteção ao meio ambiente na teoria e na prática”, ressaltou Francisco Romero.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

O Juventude Ecológica, que tem a Compesa como um dos apoiadores, é realizado com jovens do bairro de Santo Amaro. E o intuito de leva-los ao Cabanga foi para mostrar a importância da conscientização de preservar a natureza, principalmente o mangue que é tão vivo em Pernambuco.

“Passamos todo o conhecimento para eles sobre a necessidade em valorizar o mangue, que é o berçário de vários tipos de espécies. Foi uma ação positiva de integração desenvolvidas com eles”, pontuou Juliane Suelen, uma das representantes do Juventude Ecológica.

Mão no Mangue
O projeto permanente de educação ambiental tem o objetivo de cuidar do bioma estuarino da cidade e sinalizar a necessidade coletiva de manter preservados os mananciais que cortam a cidade. Desde o início, em setembro de 2015, já foram recolhidos cerca de 75 toneladas de lixo. Além disso, mais de 200 mudas de mangue branco, vermelho e preto foram replantadas na área recuperada.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga