Um celeiro de campeões do esporte a Vela e com uma das melhores estruturas do país para sediar importantes eventos náuticos. Este é o Cabanga Iate de Pernambuco que neste mês de dezembro está promovendo dois importantes campeonatos regionais, onde mais de 70 velejadores estão participando. É o Norte/Nordeste de Optimist e Laser, que acontece de 20 a 22, na subsede do clube, na praia de Maria Farinha.
Com dois atletas entre os 10 primeiros colocados, a equipe pernambucana iniciou a competição bastante confiante na conquista de bons resultados. “Estamos com dois velejadores entre os 10, poderíamos ter três se Tiago Soares não tivesse escapado na segunda regata. Estamos  bem, com Tiago Monteiro mostrando um bom desempenho, seguido de Tiago Soares que tem tudo para se recuperar e Marina Hutzler que também vai brigar por título. No estreante temos o Vinícius Gondim na segunda posição. Está um nível alto, com atletas de ponta do Brasil. Treinamos bastante e vamos dar o melhor”, enfatizou o técnico de Pernambuco, Edival Junior que comanda 15 velejadores. 
“Comecei liderando nas duas primeiras regatas, mas não andei muito bem no popa. Agora é se recuperar para vencer”, falou Tiago Monteiro que é o vice-líder, após tirar um segundo e um quarto. 
O Rio Grande do Sul mostrou força e que é um dos estados favoritos ao lugar mais alto do pódio, com Tiago Quevedo, que está em primeiro geral, ao vencer as duas regatas. A paulista Olívia Beda ocupa a terceira colocação geral e primeira no feminino. Já Marina Hutzler é a segunda no Feminino e oitava geral.