As primeiras embarcações dos estados brasileiros que disputarão a 26ª Edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha, com partida prevista para o dia 27 de setembro, começaram a atracar no Cabanga Iate Clube de Pernambuco nesta quarta-feira (10). Logo de cara, o clube abriu as portas para a chegada de sete embarcações – Jamaica III, Tranquilidade (RN), Sogno (RJ), Tarú Andé (SP), Muakã (RN), Mistralis (RJ) e Kironsete (ES).

O primeiro barco gringo a atracar no Cabanga foi o Jamaica III, que estava em Suape desde o final de julho. Nesta quarta-feira (10), o comandante do barco, o argentino Hugo Nunatack, de 62 anos, resolveu algumas questões burocráticas, como a instalação do spot no seu barco (equipamento que facilita o acompanhamento em tempo real das posições durante o percurso da regata) e adquiriu as quatro cartas náuticas necessárias para edição 2014 da Refeno.

Hugo, que fez o percurso Buenos Aires/Recife com seu próprio barco, deixou sua terra natal no dia 14 de abril (partindo do Clube Náutico Barlovento) e chegou ao porto de Suape em 30 de julho. Com tempo de sobra, o gringo aproveitou para conhecer o que Pernambuco tem de melhor a oferecer. “Já visitei muitas praias, como Porto de Galinhas, Cabo (de Santo Agostinho), Gaibu, Enseada (dos Corais) e Recife”, diz o velejador.

A expectativa para a competição é grande, já que trata-se da primeira participação de Hugo Nunatack na Refeno. O argentino contou que costumava visitar a Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, mas é a primeira vez que vem ao Nordeste com seu barco. “Soube da competição através de um amigo meu que participou anos atrás. Não lembro exatamente o ano, mas sei que ele até ganhou uma moto no sorteio. O nome do barco dele era El Maja.”

Apesar de ter vindo só para Pernambuco, Hugo Nunatack deverá contar com o reforço de um amigo conterrâneo na tripulação do Jamaica III que partirá para o Arquipelágo Fernando de Noronha. “Ele está agendando uma viagem de avião para o Recife, em setembro. Mas, como é casado, precisa entrar em um acordo com a esposa e seus filhos. Teve que negociar uma hospedagem em Porto de Galinhas com ela e seus filhos para poder ser liberado. Eu não tenho esse problema, pois sou solteiro (por sorte)”, brinca Hugo.

EMBARCAÇÕES QUE JÁ CHEGARAM
Jamaica III (Argentina) – Comandante: Hugo Krumm
Tranquilidade (RN) – Comandante: Flávia Araújo
Sogno (RJ) – Comandante: Leandro Bergman
Tarú Andé (SP) – Comandante: Moacir Marte
Muakã (RN) – Comandante: Gilson Araújo
Mistralis (RJ) – Comandante: Felipe Caire
Kironsete (ES) – Comandante: Simão Bassul Neto

EMBARCAÇÕES LOCAIS
Além das sete embarcações de fora, nove barcos pernambucanos inscritos para Refeno já estavam atracados no clube – Avatar, Aventureiro ao Quadrado, Avoador II, Boleiro II, Carcará II, Chegado V, JR 01, Lampião II e Patoruzú.