A 26ª edição da Refeno, marcada para o dia 27 de setembro, contará com três embarcações estrangeiras. Uma delas pertence ao argentino Hugo Nunatack, de 62 anos, primeiro participante gringo a desembarcar em terras pernambucanas. O comandante da embarcação Jamaica III pretende até o dia da largada regularizar sua inscrição na maior competição oceânica do Brasil e aproveitar para conhecer as belezas do nosso estado.

Hugo, que fez o percurso Buenos Aires/Recife com seu próprio barco, deixou sua terra natal no dia 14 de abril (partindo do Clube Náutico Barlovento) e chegou ao porto de Suape em 30 de julho. Com tempo de sobra, o gringo aproveitou para conhecer o que Pernambuco tem de melhor a oferecer. “Já visitei muitas praias, como Porto de Galinhas, Cabo (de Santo Agostinho), Gaibu, Enseada (dos Corais) e Recife”, diz o velejador.

A expectativa para a competição é grande, já que trata-se da primeira participação de Hugo Nunatack na Refeno. O argentino contou que costumava visitar a Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, mas é a primeira vez que vem ao Nordeste com seu barco. “Soube da competição através de um amigo meu que participou anos atrás. Não lembro exatamente o ano, mas sei que ele até ganhou uma moto no sorteio. O nome do barco dele era El Maja.”

Hugo está resolvendo algumas questões burocráticas, como a instalação do spot no seu barco (equipamento que facilita o acompanhamento em tempo real das posições durante o percurso da regata) e adquirindo as quatro cartas náuticas necessárias para edição 2014 da Refeno. 

Apesar de ter vindo só para Pernambuco, Hugo Nunatack deverá contar com o reforço de um amigo conterrâneo na tripulação do Jamaica III que partirá para o Arquipelágo Fernando de Noronha. “Ele está agendando uma viagem de avião para o Recife, em setembro. Mas, como é casado, precisa entrar em um acordo com a esposa e seus filhos. Teve que negociar uma hospedagem em Porto de Galinhas com ela e seus filhos para poder ser liberado. Eu não tenho esse problema, pois sou solteiro (por sorte)”, brinca Hugo. 

A Refeno terá como ponto de largada o Marco Zero, no Recife Antigo. A expectativa é que cem embarcações disputem a prova.