Pernambuco foi muito bem representado no Campeonato Norte/Nordeste de Snipe, que aconteceu de 01 a 04 de novembro, no Cabanga Iate Clube.

A dupla Ted Monteiro e Gabriel Kieling foi a vice-campeã, resultado que excedeu as expectativas do timoneiro Ted que participa pela primeira vez de uma competição regional na classe. Ted falou da importância deste título para o Estado em uma classe reativada há apenas dois anos e que reúne os melhores velejadores estaduais. Destacou ainda, de ter tido ao seu lado um proeiro com  muita experiência (Gabriel) e a importância das boas largadas para o alcance do bom resultado. “Foi um campeonato muito difícil, muito técnico. Tivemos Bahia e Sergipe como adversários. Eles têm muito tempo na classe. A juventude de Gabriel aliada a minha experiência na Vela foram decisivas em nosso resultado”, falou Ted.

Monteiro que já foi campeão mundial de Hobbie Cat 16, já pensa no Campeonato Brasileiro de Snipe que acontece no final de Janeiro de 2013,  no Rio em Janeiro, onde fará dupla com com o filho Rafael Monteiro. Ted e Gabriel tiraram 5º, 1º, 6º, 7º, 3º, 2º e 4º, somando 21 pontos. 

O primeiro lugar ficou com o baiano Mateus Tavares e o carioca Daniel Claro. Como dupla, agora, são bi-campeões. Com este N/NE, Mateus alcança seu tetra-campeonato e Daniel conquista seu tri-campeonato. Das sete regatas, eles venceram três,  tiraram dois segundos e um terceiro, somando 10 pontos perdidos. Nem sequer precisaram correr a última regata do dia por já estarem com muita vantagem na pontuação geral. 

Perguntados sobre como mantém o entrosamento, sendo eles de estados distantes, explicam que treinam com outras pessoas mas ainda assim, conseguem se manter em perfeita sintonia. O próximo desafio da dupla vai ser o Campeonato Hemisfério que ocorre dia 15, em Buenos Aires. Na terceira posição ficou a dupla baiana Rafael Martins e Mila Beckerath.

As demais duplas pernambucanas mais bem colocadas foram:  Edival Junior e Victor Azevedo em quinto e Daniel Dantas e Ítalo Silva em nono. Ao todo competiram 30 duplas, oriundas de PE, AL, SE e BA.

Vejam imagens do Campeonato Norte/Nordeste na galeria de fotos do site do Cabanga “categoria Vela”.