Pernambuco é ouro e bronze em Salvador/BA no 49º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist! Lucas Sant’ana, um dos velejadores do Cabanga que pertence à flotilha da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), conquistou o título de uma das competições tradicionais da Classe OP, que foi disputada na maior raia do Brasil, a da Baía de Todos os Santos, no Yacht Clube da Bahia (sede). PE também faturou o 3º lugar geral com Henrique Penna. A competição aconteceu de 28 de outubro a 01 de novembro, com a realização de dez regatas. 

Sob o comando dos técnicos Edival Júnior e Dante Novaes, a flotilha pernambucana foi representada por nove velejadores, sendo a maioria da categoria feminino, no N.NE de Optimist. Júlia Lobo teve o melhor desempenho entre as velejadoras pernambucanas, ficando na 7ª colocação, seguida por Júlia da Fonte (8º lugar) e Catarina Gondim (9ª colocação). As outras atletas foram Beatriz Raposo (12ª colocação) e Maria Luiza Almeida (31º lugar). Já Miguel Almeida e Marcelo Gomes ocuparam a 14ª e 15ª colocações. 

Na categoria veterano infantil,  Júlia da Fonte e Catarina Gondim fizeram dobradinha, 1ª e 2ª colocadas, enquanto Beatriz Raposo ficou em 4º. 

O Cabanga e a FPVela destacam a competência dos profissionais da Escola de Vela de Pernambuco para a formação de jovens talentos no Optimist, uma das Classes mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O OP reúne velejadores (as) de sete a 15 anos de idade, que conduzem um barco monotipo de 2,34 metros. 

Classificação da flotilha de Pernambuco

Lucas Sant’ana – 1º lugar geral

Henrique Penna – 3º lugar geral

Júlia Lobo – 7ª lugar geral e 7º no veterano juvenil

Júlia da Fonte – 8º lugar geral e 1º no veterano infantil

Catarina Gondim – 9º lugar geral e 2º no veterano infantil

Beatriz Raposo – 12º lugar geral e 4º no veterano infantil

Miguel Almeida – 14º lugar geral e 6º no veterano infantil

Marcelo Gomes – 15º lugar geral e 9º no veterano juvenil

Maria Luiza Almeida – 31º lugar geral e 13º no veterano infantil