A flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco começou com tudo o 42º Campeonato Norte-Nordeste de Optimist, que está sendo realizado até a próxima segunda-feira (2 de novembro) na sub-sede do Cabanga, em Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco. Nesta sexta-feira (30), no Norte-Nordeste por Equipe, o time Pernambuco 1 conquistou o título ao vencer o combinado do Rio Grande do Sul na final.

Em todas as competições de Optimist, a organização reserva um dia para realizar o torneio por equipe, onde um grupo de cinco velejadores de uma mesma equipe duela contra outro conjunto com a mesma quantidade de atletas. A competição é disputada no sistema eliminatório. Quem vai perdendo está fora da disputa pelo título.

A equipe Pernambuco 1, formada pelos velejadores Tiago Monteiro, Tiago Soares, Vinicius Oliveira, Ludmila Lira e Marina Hutzler, venceu todos os duelos que disputou na raia de Maria Farinha na tarde desta sexta-feira. O combinado estreou derrotando o Rio de Janeiro, depois Pernambuco 2, São Paulo e, por último, o Rio Grande do Sul, formado pelos atletas Guilherme Plentz, Gabriel Simões, Nicolas Bernal, Lucas Stolf e Guilherme Berenhauser, vice campeão do Norte-Nordeste por equipe.

Além da equipe 1, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco disputou a competição regional por equipe com um segundo time, formado pelos velejadores Letícia Lira, Julia Ollivier, Luisa Vasconcelos, Arthur Granja e Roberto Cardoso, que terminaram eliminados pela equipe de São Paulo.

INDIVIDUAL
Passada a disputa por equipe, neste sábado (31), todas as atenções estarão voltadas para a disputa no individual. Estão previstas até tr~es regatas por dia, totalizando nove ao todo. O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, atual número 2 do Brasil na classe, é o atual bicampeão do campeonato.

Cinquenta e dois velejadores de oito estados do Brasil (Pernambuco, Ceará, Alagoas, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) estão inscritos, sendo 41 na categoria veterano e 11 na estreante. O Cabanga Iate Clube de Pernambuco está representado por 20 velejadores, 14 veteranos e seis estreantes. O

DINGUE
Enquanto os optimists estavam na água para disputa por equipe, a flotilha de Dingue fazia os últimos ajustes antes da estreia no Brasileiro, marcada para às 14h deste sábado (31) também em Maria Farinha. O 30º Campeonato Brasileiro da Classe Dingue reunirá 55 embarcações, o equivalente a 110 velejadores de vários estados brasileiros.

Na classe Dingue, a expectativa é a participação de 45 a 50 barcos no Brasileiro. Serão em torno de 15 barcos de Pernambuco, sendo a maioria (oito) do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e o restante do Iate Clube de Itamaracá, Marina do Pontal e Clube Sargento Wolff. As A dupla atual campeã do Brasileiro é do Rio de Janeiro, Julia Correia e Cartiane Martins. O Brasileiro de Dingue será disputado em oito categorias: Estreante, Juvenil (até 16 anos), Feminina, Sênior (17 a 44 anos), Master (45 a 55 anos), Grand Master (acima de 56 anos), Dupla-mista e a Categoria 1.5 (tripulação com mais de 150 quilos). O Campeonato será disputado em seis regatas.

CLÍNICA CBVela
Durante os quatro dias, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com o Cabanga Iate Clube de Pernambuco e o Comitê Organizador Rio 2016, realizará uma Clinica de Gerenciamento de Regata. A Clínica faz parte do Programa de Formação e Desenvolvimento de Oficiais Técnicos Nacionais (NTOs), visando à formação e capacitação de oficiais de regata para atuação nos principais eventos esportivos do país, especialmente nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A organização vai aproveitar a realização do Campeonato Brasileiro de Dingue e do Campeonato Norte Nordeste de Optimist para ministrar a Clínica com aulas teóricas e práticas. O programa, que será ministrado pelos instrutores Cláudio Buckup e Daniel Fontana, também tem o objetivo de deixar um grande legado de formação e capacitação de oficiais de regata para a Vela Brasileira.