Três velejadores estão representando Pernambuco no Campeonato Sul Brasileiro na classe Optimist, que está acontecendo desde 30 de abril e terminará no dia 04 de maio, nas raias do Clube Jangadeiros, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Tiago Monteiro, Marina Hutzler e Tiago Soares, do Cabanga Iate Clube, estão competindo por vagas no Mundial da classe e nos campeonatos Europeu e Campeonatos Norte-Americano.

Tiago Monteiro, quinto colocado no Campeonato Brasileiro, é o cotado para conquistar uma vaga para o Mundial. Se conseguir, será um grande feito para Pernambuco. Com dois dias de provas no Sul Brasileiro, Monteiro ocupa a 12ª colocação e é o terceiro na categoria Infantil. Na seletiva para os Campeonatos Internacionais, ele está em sétimo lugar e com essa colocação, se classifica para o Europeu.

Tiago Soares e Marina Hutzler, também velejadores do Cabanga Iate Clube, estão se classificando para o Campeonato Norte-Americano. Soares está na 19ª posição no Sul Brasileiro e oitavo na categoria infantil. Na Seletiva para Campeonatos Internacionais, Tiago está em 27 ( dentro do Norte-Americano). 

O segundo dia da competição, na quinta (02) foi marcado pela falta de ventos. Três regatas serão disputadas hoje e mais três, amanhã.