A raia de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, vai receber, neste domingo (21), a partir do meio dia, a primeira etapa do XVII Campeonato Pernambucano de Vela das classes Day Sailer, Dingue e Laser. Organizado pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, a competição reunirá os principais nomes da vela estadual nas respectivas classes. Este ano, o Estadual de Day Sailer, Dingue e Laser será disputado em quatro etapas, com duas regatas por edição. Os dois piores resultados de cada velejador serão descartados ao final da competição.
No Day Sailer, o grande desafio dos velejadores da classe é acabar com a hegemonia da dupla Alfredo Nunes e Fernando Carvalho, do veleiro Theo, que há quatro edições consecutivas vem dominando o circuito e garantindo o topo do pódio. Paulo Collier de Medonça e Manuel Cysneiro (Varamundo), Antônio Antunes e Renato Soares (Odisseu), segundo e terceiro colocados do Estadual de 2015, além dos demais velejadores da classe terão que se esforçar para evitar o pentacampeonato do veleiro Theo.
No Dingue, a etapa inicial do Estadual servirá como preparação para a disputa do IV Campeonato Norte/Nordeste de Dingue, que acontecerá nos dias 5 e 6 de março, no Yacth Clube da Bahia. A principal novidade da classe será a realização do 1° Ranking Pernambucano dos Clássicos, competição que ocorrerá em paralelo à pontuação geral do Campeonato Pernambucano de Dingue e envolverá automaticamente todos os barcos participantes fabricados no período pré-Holos – Estaleiros Pomar, Mapau e Elbe. Leonardo Almeida e Suzana Ferreira, da embarcação Kamikaze, são os atuais bicampeões pernambucano.
LASER
A grande novidade do Estadual 2016 é a inclusão da classe Laser Radial e 4.7 no calendário anual. Até então, a categoria realizava a competição em apenas uma etapa no final do ano. “A nossa intenção é reativar e renovar a flotilha. Além desses dois objetivos, vamos focar o ano na preparação para disputa do Brasileiro de Laser, em janeiro de 2017, no Yacth Club de Santo Amaro, em São Paulo, e do Norte/Nordeste, que será realizado ainda este ano no Recife”, detalhou Ítalo Silva, novo capitão da flotilha de Laser do Cabanga.
Outro desafio da classe será receber alguns velejadores que estouraram idade no Optimist. Rodrigo Villarroel, Luísa Vasconcelos e Tiago Soares já estão confirmados na disputa do 4.7. “Fortalecendo a classe com a realização de várias competições focando disputas regionais e nacionais vamos está sempre renovando a nossa flotilha e abertos a receber cada vez mais atletas do Optimist”, complementou Ítalo Silva. Em 2015, Yuri Reithler conquistou o bicampeonato na 4.7 e Daniel Dantas levou a melhor na Radial.