Patoruzu (Mocra Regata), Morning Breeze (RGS A) e Templários (RGS B) venceram, neste sábado (26 de abril), a III Regata Rosa dos Ventos – de Recife até Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco. Por ter sido a primeira embarcação a cruzar a linha de chegada, Patoruzu ainda conquistou o troféu Fita Azul.

Ao todo, nove embarcações participaram da prova. “O vento [entre 4 e 6 nós] estava muito fraco, por isso, as embarcações demoraram muito a chegar”, avaliou o secretário da Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano, Cícero Moraes.

Para se ter uma ideia de como o vento fraco dificultou a chegada das embarcações, duas delas – Sucuri e Girosplit – terminaram abandonando a prova e só conseguiram cruzar a linha de chegada ligando o motor.

Outro detalhe que evidencia as dificuldades enfrentadas pelos participantes foi a diferença dos tempos. Na 13ª Regata Vicente Pinzón, no último dia 29 de março, o veleiro Patoruzú – trimaran do comandante Higínio Marinsalta – cruzou a linha de chegada em primeiro com o tempo de 2h42.  Na III Regata Rosa dos Ventos, Patoruzu cruzou a linha de chegada com o tempo de 5h49min58.

PREMIAÇÃO
Após a chegada, os participantes da III Regata Roda dos Ventos participaram de dois eventos – a cervejada na praia, promovida pela cervejaria Sol, e o jantar de premiação, no restaurante “Peixe na Telha”, em Porto de Galinhas.

Confira a classificação final da III Regata Rosa dos Ventos

Mocra Regata
1º Patoruzu (5h49min58)
2º Centauro (6h47min22)

RGS A
1º Morning Breeze (6h40min52)
2º Carcará 2 (7h11min18)

RGS B
1º Templários (5h57min05)
2º Lavienrose (5h57min24)
3º Cachorro Novo (7h14min10)