Pelo segundo ano consecutivo, a embarcação Patoruzu, do comandante Higinio Marinsalta, foi a grande campeã da XVI Regata Vicente Pínzon, realizada neste sábado (20 de maio), no Marco Zero do Recife. O barco encerrou o percurso de 48 quilômetros, equivalente a 25 milhas náuticas, até o Porto de Suape, em 2h47min, arrematando o Troféu Fita Azul.
Vale lembrar que a competição também foi válida pela 5° etapa do Campeonato Pernambucano, além da Copa Brasil 2017 para os associados da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).
Idealizada há 16 anos, a Regata Vicente Pnizón nasceu em homenagem à primeira visita do navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón às terras Brasileiras, antecedendo a chegada de Pedro Álvares Cabral, conforme registros históricos.
Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do novo mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pinzón continuou seu périplo por mares nunca antes navegados. Através da navegação à vela, a referida Regata busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolam esses acontecimentos de pré-descoberta do Brasil.
Confira a classificação:
Classe Mocra Regata
1º: Patoruzu (Higinio Marinsalta)
2º: Angatu
3º: Zap (Paulo Rocha)
Classe Mocra Cruzeiro
1º: Kaka Mau Mau (Marcelo Magalhães)
2º: Algo + (Gésio Lira)
3º: Ciranda (Sérgio Avelar)
4°: Avoador 2 (Flávio Lobo)
Classe RGS B
1°: Quarta-feira 17 bis (Eugênio da Fonte)
2º: Zuada (Antônio Antunes)
Classe RGS A
1º: Morning Breeze (Guilherme Araújo)
2º: Carcará II (Paulo Almeida)
3º: Bolero II (Roberto Alcoforado)
4º: Lavienrose I (José Adolfo Bastos)
5º: Avatar (Paulo Almeida Filho)