As velas estão prontas para serem içadas! Neste sábado, 23 de setembro, teremos a partida da 34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha – Refeno. Dia de colorir o Marco Zero do Recife com barcos e as tripulações que vão iniciar a travessia das 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago.  São 89 barcos, de 15 estados do Brasil e quatro estrangeiros – sendo três da Argentina e um da África do Sul -, inscritos na Maior Regata Oceânica da América Latina. Reforçando que a organização da regata e ICMBio estipulam como limite 100 embarcações para o evento

“Estamos muito felizes com a realização de mais uma Refeno, a 34ª edição. Temos mais de 700 tripulantes inscritos. E com o apoio da Marinha e da Administração de Fernando de Noronha, vamos fazer mais um grande evento. Sempre com a preocupação com a preservação do Meio Ambiente, na qual estamos ampliando com a parceria com uma empresa que vai fazer a compensação da emissão de gases do Efeito Estufa”, destacou o Comodoro Delmiro Gouveia

A grande novidade da Refeno deste ano é que a regata está ainda mais sustentável. Com apoio do Genio Carbon, 2023 vai marcar a primeira regata oceânica carbono neutro da América Latina. O Genio Carbon, além de medir as emissões de gases do Efeito Estufa do evento, também vai realizar a compensação dessas emissões, através da plataforma Genio Carbon Marketplace.

“O esporte em vela em si já é sustentável, mas todas as atividades correlatas à regata emitem gases do efeito estufa, deste os alimentos que serão servidos, deslocamento dos colaboradores, equipes que vão de avião, combustível dos veículos e de barcos de apoio, combustíveis dos geradores, energia elétrica. Temos um software que faz esses cálculos e vamos adotar esse sistema da Refeno desde ano”, explicou Marcos Vinicius, estrategista de negócios da Ambipar, responsável pelo Genio Carbon.

BARCOS INSCRITOS

A Maior Regata Oceânica da América Latina terá a participação de 89 barcos, de 15 estados do Brasil. Os estados com maior representatividade são Bahia, Pernambuco e São Paulo, com 16 veleiros cada. Em seguida, o Rio de Janeiro vem com 12 barcos. Também vão competir embarcações de Rio Grande do Sul (6); Paraíba e Paraná (3); Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Sergipe e Santa Catarina (2 cada); Pará, Alagoas e Distrito Federal (1 cada).

Teremos ainda quatro estrangeiros, sendo três da Argentina – Ladino, Wisdom e Talisman– e um da África do Sul, o Arabella. Reforçando que a organização da regata e ICMBio estipulam como limite 100 embarcações para o evento.

ADRENALINA PURA

Maior campeão da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, uma das grandes atrações da edição 2023, o Adrenalina Pura já está de volta. O barco agora pertence aos empresários pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto.

Faz 15 anos que o Adrenalina Pura não participa da Refeno – a última vez foi em 2008. Com o antigo dono, a embarcação foi Fita Azul em todas as sete participações (2000/2001/2002/2005/2006/2007 e 2008). É ainda o recordista da regata ao ter cravado em 2007 a travessia da capital pernambucana até o arquipélago em 14 horas, 34 minutos e 54 segundos.

FITA AZUL

O atual Fita Azul da Refeno é o barco pernambucano Aventureiro 4, do comandante Hans Huzler, que fez a travessia das 300 milhas náuticas em 2022 em 32 horas, 49 minutos e 46 segundos. Com um detalhe: ele velejou sozinho, como presente de 50 anos. O Aventureiro estará de novo na disputa esse ano.

SEGURANÇA E PARTIDA

O Comandante Frederico Medeiros, Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), ressaltou a presença do Cisne Branco na abertura e encerramento, assim como o João das Botas, além de mais dois barcos de apoio da Marinha, o Navio Patrulha Grajaú e também o Macau.

Portanto, está tudo pronto para mais uma grande festa, primeiro na partida, marcada para o sábado (23/09), no Marco Zero, e que será feita em cinco grupos, começando a partir das 11h30 e encerrando às 14h45. E após a travessia das 300 milhas náuticas (560 km), os velejadores vão ser premiados com a chegada ao “paraíso”. 

Para nós é um prazer muito grande receber a Refeno, um dos grande evento que movimenta toda a cadeia turística de Noronha, não só com a regata, mais com várias ações sociais”, destacou Wagner Lyra, Gerente Geral da Administração de Fernando de Noronha.

Além da travessia do Recife até Fernando de Noronha, a programação da Refeno teve shows de vários estilos musicais, palestras, lançamento de livros, rodas de conversas e palestras, entre outros eventos no Cabanga. Em Fernando de Noronha, várias ações sociais também estão agendadas.

PATROCINADORES E APOIO

A Refeno 2023 tem o patrocínio do Governo Federal, Embratur, Banco do Nordeste, Heineken, Kroma e Allcatrazes.

A regata também conta com o apoio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adepe, Noronha Pernambuco, ICMBio, Porto do Recife S.A, Porto Novo Recife, Genio Carbon, Shineray, Becker, Recife Marina, FPVEla, CBVela, Agemar, Coca-Cola, Sundown e Dislub.

SERVIÇO – Partida Refeno 2023

Quando: 23/09 (sábado)

Horário: 11h30 às 14h30

Local: Marco Zero do Recife