A programação oficial da 31ª edição da Refeno, em Fernando de Noronha, começou com tudo nesta segunda-feira (14/10). Na Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos, que fica no arquipélago pernambucano, a velejadora e enfermeira Andreia Tavares ministrou uma palestra sobre a RDC15, que trata da esterilização de materiais hospitalares. O evento foi voltado para profissionais da unidade hospitalar.

“O nosso grande foco foi a RDC15, que é uma normativa da Anvisa, que trata do processamento de materiais hospitalares. É uma norma que existe desde 2015 e que exige que todos os hospitais e unidades de saúde cumpram. O nosso objetivo foi colaborar com todos esses profissionais que estão aqui e tirar dúvidas”, afirmou a profissional.

A palestra ganhou espaço e destaque na programação da Refeno devido a sua importância. Segundo Andrea, esta normativa é fundamental na prática hospitalar, já que previne infecções em pacientes.

“Onde há gente, há paciente. E onde tem paciente, tem serviço de saúde e tem que ter esterilização. Logo, tem que se ter controle de infecção. É minimizar da maior forma possível os riscos”, completou.

Este ano, Andreia não veio a bordo do veleiro Lavienrose I, como costuma fazer todos os anos. “Este ano eu vim velejando de avião”, brincou. A programação oficial da 31ª Refeno segue até a próxima quinta-feira (17/10). Serão realizadas ações sociais médicas, com a realização de exames, e doações de materiais para a creche bem-me-quer, por exemplo.