A Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha foi um sucesso. A avaliação da organização do evento foi positiva por parte dos organizadores, em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (27), no Conselho Distrital da Ilha.

O Comodoro Delmiro Gouveia destacou a importância da Refeno para Fernando de Noronha. Além da regata, o evento promove ações sociais médicas e jurídicas, e realiza doações para a Creche Bem-me-quer e a Escola Arquipélago de Fernando de Noronha.

“A regata não é um simples concurso de quem chega primeiro. É um evento social, que está no calendário pernambucano. É a maior regata da América Latina e que Noronha é vista nos quatro cantos do mundo. É pelo que fazemos e trazemos para a Ilha. Nós nos preparamos o ano todo. A ação efetiva nos 12 meses é concreta e eficaz”, disse o Comodoro.

As atividades da Refeno foram corroboradas pela Administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa. “Acredito que qualquer mudança em uma localidade começa pelas crianças e quando vocês olham para as nossas crianças, estão visando o futuro de Noronha. Trazendo sustentabilidade. Não só no meio ambiente, como na questão social. Então, a palavra é gratidão. Sei que essa parceria seguirá nos próximos meses e anos”, pontuou.

A parte da segurança também foi destacada na coletiva. O Capitão dos Portos de Pernambuco, Frederico Medeiros, confirmou que as embarcações concluíram a travessia com segurança. “É uma regata oceânica e a Marinha do Brasil junto com a Capitania dos Portos precisa dar esse apoio. E fazemos isso com muita devoção. A nossa missão é apoiar a sociedade e desenvolver a parte náutica, seja no turismo, esporte e lazer. Contem sempre com a Capitania dos Portos e a Marinha do Brasil”, afirmou.

A grande novidade da Refeno deste ano é que a regata está ainda mais sustentável. Com apoio do Genio Carbon, 2023 vai marcar a primeira regata oceânica carbono neutro da América Latina. O Genio Carbon, além de medir as emissões de gases do Efeito Estufa do evento, também realizou a compensação dessas emissões, através da plataforma Genio Carbon Marketplace.

“Nossa compensação de carbono mostrou como esse assunto é importante. Para nós é importante participar e foi uma grande satisfação. Estamos à disposição da Refeno em prol do nosso planeta”, resumiu o diretor da Ambipar, empresa de gestão ambiental.

Adrenalina Pura conquista o Fita Azul

O Adrenalina Pura foi o Fita Azul da 34ª Refeno, sua oitava vitória na regata, mas a primeira com os empresários pernambucanos Avelar Loureiro, Cecília Peixoto e Humberto Carrilho, todos formados na vela do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

O Adrenalina voltou a correr a Refeno depois de 15 anos e confirmou o favoritismo, sendo o primeiro a completar a travessia das 300 milhas náuticas (560 km). O tempo foi 24h21min47s. Ainda correndo pela bandeira da Bahia, foi o campeão nas outras sete edições as quais disputou: 2000/2001/2002/2005/2006/2007/2008. Cravou em 2007 o recorde da prova: 14h34min54. A marca segue imbatível

o segundo lugar foi do também pernambucano Aventureiro 4, de Hans Hutzler, que tinha sido o Fita Azul no ano passado. Ele completou a prova em 27h50min42s. O terceiro lugar foi o Maré XX, do Rio de Janeiro e do comandante Benoit Joufflineau – 29h32min. O centenário Atrevida (SP), de Alexandre Ferrari, foi o quarto, com 29h51min07s. O quinto lugar foi de outro barco do Rio de Janeiro, o Montecristo Ambipar, do capitão Alexandre Wissenbach, que completou a jornada em 31h36min18s.

35ª REFENO

Durante a coletiva de imprensa, o Comodoro Delmiro Gouveia confirmou a 35ª edição da Refeno no dia 28 de setembro de 2024.

PATROCINADORES E APOIO

A Refeno 2023 tem o patrocínio do Governo Federal, Embratur, Banco do Nordeste, Heineken, Kroma e Allcatrazes.

A regata também conta com o apoio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adepe, Noronha Pernambuco, ICMBio, Porto do Recife S.A, Porto Novo Recife, Genio Carbon, Shineray, Becker, Recife Marina, FPVEla, CBVela, Agemar e Dislub.