Marcando o início oficial dos eventos esportivos e sociais que serão realizados neste fim de semana, foi realizada ontem às 20h, a cerimônia de abertura da Regata Batalha Naval do Riachuelo, no Cabanga Recife. Estiveram presentes o Capitão dos Portos de Pernambuco, Cláudio Grilli; o comodoro do Cabanga, Claudio Cardoso; o vice-comodoro, Marcos Medeiros; além de oficiais da Marinha, sócios do Cabanga, convidados e familiares. A Regata é comemorativa à Data Magna da Marinha Brasileira (11 de junho). Trata-se do dia em que a Esquadra Brasileira triunfou sobre a força naval paraguaia retomando os territórios do Mato Grosso e o Rio Grande do Sul na histórica Guerra do Paraguai.

            A cerimônia foi iniciada com a execução do Cisne Branco – Hino Oficial da Marinha do Brasil – pela banda da Escola dos Aprendizes Marinheiros de Pernambuco. Em sequência, tomou a palavra a assessora de imprensa da Capitania dos Portos de Pernambuco e tenente da Marinha, Glaucenira Correia que apresentou aos convidados o contexto histórico e relatos sobre as personalidades decisivas na vitória da Esquadra Brasileira na Batalha do Riachuelo: o Almirante Barroso, bem como aqueles que perderam suas vidas na defesa de nosso território, a exemplo do Guarda-Marinha Greenhalgh e do Marinheiro Marcílio Dias. Dado o encerramento da cerimônia com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro, os convidados puderam desfrutar de um delicioso coquetel no salão Silvio Barreto.

 

            Destacando aspectos importantes da Regata, o Capitão Cláudio Grilli e o comodoro Claudio Cardoso, enfatizaram a importância da relação entre a Marinha e os Iate Clubes. “Quero destacar a parceria com o Cabanga que nos auxilia na organização deste evento que relembra um fato histórico nacional importantíssimo. O Cabanga é quem nos ajuda a manter essa tradição e é nossa casa, que nos acolhe sempre que precisamos”, disse Grilli. Cláudio Cardoso completou explanando como a interação do Iate Clube e da Marinha tem crescido nos últimos tempos: “Há mais ou menos 10 anos essa relação era algo talvez inimaginável por muitas pessoas. Achava-se que era algo completamente independente. Hoje as coisas mudaram e a interação é cada vez maior”.

 /

Comodoro Claudio Cardoso, Capitão dos Portos Claudio Grilli, o Vice-Comodoro Marcos Medeiros e suas esposas


A Regata é apenas uma das realizações promovidas pela Marinha em parceria com o Cabanga. Também acontecerá hoje à partir das 9h, uma exposição de réplicas de embarcações históricas, além das Oficinas de Nós e Voltas e de Primeiros Socorros. Outros eventos contidos na programação da Data Magna da Marinha serão realizados por representantes do Hospital Naval do Recife (HNRE) e da Escola dos Aprendizes Marinheiros de Pernambuco (EAMPE). De acordo com informações do diretor do HNRe, o Capitão de Mar e Guerra Jayme José Gouveia Filho, ao dia 14 de junho, das 8h às 15h, serão realizados atendimento médico e odontológico, na Escola Estadual Almirante Tamandaré, bairro de Santo Amaro. A EAMPE promoverá iniciativas como a Campanha de Doação de Sangue em parceria com o Hemope e um concurso de fotografia aberto ao público sobre temas marítimos.