Este ano, quem representou Pernambuco no 39º Campeonato Brasileiro de Laser 2013 foi o velejador Edvaldo Barbosa, 69 anos, pentacampeão de Laser 4.7 e há quatro anos competindo pela categoria Gran-Master.

Entre os dias 19 e 23 de janeiro, com o apoio da Assossiação Brasileira da classe Laser (ABCL), os veleiros do sul receberam os Laseristas para dar início ao Campeonato de laser Standart e 4.7. Ano passado, Edvaldo ficou, no geral, em 22º lugar na categoria 4.7 – competindo junto a mais seis velejadores da classe. Este ano, foi campeão na classe e 23º geral. Ao final do campeonato, entre os dias 25 e 29 de janeiro, conquistou o 1º lugar no Laser Radial, da categoria Gran-Master.

Embora tenha enfrentado obstáculos durante a segunda fase do campeonato, Edvaldo conquistou o título demonstrando garra e competência devido a uma longa carga de treinamento. Devido a um problema no barco, ele ficou impossibilitado de participar da regata. Mas, não desistiu e, com ajuda, conseguiu improvisar um arranjo que tornou possível sua participação na regata do segundo dia. Ao final da competição, conseguiu somar 26 pontos na frente do segundo colocado. “Já estou me preparando para o próximo ano!”, comentou entusiasmado com a 40ª edição do Campeonato que está por vir em Maria Farinha.