Encerradas as três regatas do segundo dia do 42º Campeonato Brasileiro de Optimist. O evento, que é promovido pelo Cabanga Iate Clube, está sendo realizado na Praia de Maria Farinha. As competições de hoje foram disputadas com condições não muito favoráveis, pois o vento estava fraco e inconstante, oscilando na casa dos oito nós, motivo pelo qual os jovens velejadores tiveram que se superar e lançar mão de várias técnicas e estratégias para manter uma boa classificação.

Tiago Monteiro, atleta do Cabanga Iate Clube, teve hoje um melhor desempenho, saindo da sétima colocação para 4ª. Sobre a estratégia que usou no segundo dia de campeonato, Tiago afirma que melhorou a sua largada e a boia de contra vento.

O primeiro lugar geral continua com Tiago Quevedo, 13 anos, atleta do clube VDS do Rio Grande do Sul, que relatou a sua performance na competição: “A minha estratégia é sempre tentar largar bem e, na primeira boia de contra vento, tentar me distanciar ao máximo dos adversários”, diz.

Clara Penteado, carioca de 14 anos, foi o grande destaque feminino de hoje, conseguindo a segunda posição. De acordo com ela, a calma e a tranquilidade foram fatores decisivos para o resultado, pois mesmo quando as condições foram adversas, como o vento fraco que marcou a primeira regata, ela procurou tirar vantagem dos ventos de través e imprimir velocidade, não desperdiçando as oportunidades que surgiram nas demais regatas e mantendo-se integrada à flotilha.

O terceiro lugar geral ficou para Gustavo Abdulklech, atleta do clube ICRJ, do Rio de Janeiro.

Amanhã teremos provas do Campeonato por equipe a partir das onze horas.

 

A súmula das seis regatas está disponível para download através do link abaixo

https://drive.google.com/file/d/0B-PRMjTu7VBuYnhvZzdfSDgwM2M/edit?usp=sharing