Começou hoje o Norte/Nordeste de Snipe no Cabaga Iate Clube. Das 40 duplas competidoras, 12 são de Pernambuco: Edival Júnior e Victor Azevedo, Rafael Chiara e Leonardo Monteiro, Carlos Henrique Bianchi e Pedro Fázio, Ted Monteiro e Gabriel Kieling, Edvaldo Barbosa e Gustavo Farah, Daniel Dantas e Ítalo Silva, Yuri Reithler e Roberto Gueiros, Felipe Simão e Victor Soares, Marcelo Soares e Simone Soares, Eduardo da Fonte e Leonardo da Fonte, Gésio Lira e Patrícia Maranhão, Paulo Almeida e Paulo Dutra. As outras duplas vêm dos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Já chegaram algumas delegações no clube (BA, SE e AL), que estão se preparando para a regata de abertura. A programação competitiva começa na sexta com duas regatas, no sábado com três regatas e no domingo mais duas. As provas irão começar a partir das 11h. 
Em entrevista coletiva, no Cabanga, os velejadores falaram sobre a raia, localizada em frente à praia de Del Chifre, na área externa do Porto do Recife: “É uma raia com bastante ondas, muito boa para se velejar, mas que exige costume com o mar balançado. Velejando aqui somos favorecidos pelo costume com a raia”, disse Junior que completou destacando a importância do Norte/Nordeste de Snipe como um treino para o Campeonato Brasileiro que será realizado no Rio de Janeiro, e sobre as pretensões de ter como sede, futuramente, Pernambuco, para tal campeonato.
Pernambuco é o estado mais recente na classe Snipe que, por sua vez, foi reativada há apenas dois anos. “Depois desse tempo é a primeira vez que o N/NE acontece no Estado e 50% dos velejadores só têm um ano de experiência”, diz Edvaldo Barbosa.
Os velejadores presentes, por fim, falaram sobre a diferença do Snipe para outras classes em graus de dificuldade no manejo dos equipamentos e na interação entre a dupla na operação do barco: “O Snipe é um barco de dupla. A sincronia entre os dois tripulantes é o primeiro complicador no treino. Além de ser um barco muito técnico, cheio de regulagens e com mais aparatos para operar”, disse Junior.