Velejadores da classe Hobie Cat 16 e 14 disputam, neste sábado (6) e domingo (7), na praia de Maria Farinha, Litoral Sul de Pernambuco, o Campeonato Nordeste de Hobie Cat 14 e 16 (Norcat). Ao todo, seis regatas – três em cada dia – serão disputadas. Além de Pernambuco, embarcações do Ceará, Sergipe e Paraíba já estão confirmadas para a competição.

A dupla pernambucana Claudio Cardoso e Rafael Monteiro espera repetir o sucesso do último ano, quando venceram as seis regatas do Norcat e conquistaram o primeiro lugar do pódio. O currículo de Cláudio nesta classe já o credencia como um dos favoritos. “Já ganhei 12 vezes o Norcat, dez vezes o Brasileiro, já fui prata no Pan-Americano de 1999 e duas vezes campeão mundial, em 1996, com Ted Monteiro, e em 1997, sozinho”, relembra o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

O Estado também será representado por Tiago Monteiro e Guilherme Araújo, que nesta mesma competição em 2013, terminaram na quarta colocação. O segundo lugar geral do Norcat 2013 ficou com os cearenses Robert Bezerra e Rafael Feijó. Os paraibanos Paulo Sérgio e Diego Monteiro completaram o pódio.

Vale lembrar, também, que o Norcat é preparatório para o Brasileiro e Sul-Americano da classe, que também serão realizados em Pernambuco, no Cabanga Iate Clube de Maria Farinha, nos dias 7, 8 e 9 de novembro. “É sempre um campeonato que usamos como preparação para o nacional e o Sul-Americano”, destacou Claudio Cardoso.

Na classe Hobie Cat 14, Pernambuco não terá representante. “A expectativa é que a grande maioria dos barcos seja de Hobie Cat 16, mas devemos ter, de fora do Estado, algumas embarcações de Hobie Cat 14”, explicou o técnico de vela do Cabanga, Edival Júnior, que estará na comissão de regata da competição.