Os velejadores que disputam o Sul-Americano de Optimist, que está sendo realizado em Punta Del Leste, no Uruguai até o próximo sábado (19) deram uma pausa na disputa individual e dedicaram esta quarta-feira (16) para a disputa por equipe. Cada país participante inscreveu duas equipes com quatro velejadores.
O pernambucano Tiago Monteiro – Brava (Supra)/Pro Nautic -, 13 anos, ficou na equipe Brasil 1, que terminou perdendo a disputa do terceiro lugar para o Peru 1. O grande campeão do torneio de grupos foi o Chile 1, que disputou o título com o Brasil 2.
Passada a disputa por equipes, o foco do velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco para esta quinta-feira (17) está todo voltado para o individual. Até a última terça-feira (15), o pernambucano ocupava a 18º colocação. A boa notícia é que muitos velejadores já estão com as cinco regatas desta primeira fase concluídas, Tiago tem quatro.
“O objetivo de Tiago é se manter no grupo ouro (que reúne os 53 melhores velejadores). O nível deste Sul-Americano está muito alto. Para se ter uma ideia da dificuldade, Gustavo, atual vice-campeão Brasileiro, está fora do grupo ouro (o grupo Prata reúne os velejadores entre as posições 54º e 105º e o Bronze de 106º a 158º). Na última terça, ele escapou de duas largadas”, explicou o pai de Tiago, Ted Monteiro, que acompanha o filho no Uruguai.
Na última terça, por conta do vento fraco – aproximadamente 12 nós – a organização do decidiu realizar apenas uma regata para o último grupo a cair na água, onde Tiago fazia parte. Na única regata que disputou, o pernambucano conseguiu um terceiro lugar.
Cinco regatas estão programadas para a grande final. Três na sexta-feira (18) e duas no sábado (19), dependendo das condições do vento.