Onze velejadores pernambucanos embarcam, neste sábado (8 de março), para a disputa do Norte/Nordeste de Optimist, que será realizada no Iate Clube da Bahia, na capital Salvador, de 12 a 15 de março. Antes disso, no período de 8 a 11, a delegação pernambucana realizará treinamentos de adaptação com o técnico e chefe da equipe, Edival Júnior. Ao todo, 80 participantes disputarão as dez regatas previstas para o torneio.

A competição regional é uma seletiva para três importantes eventos internacionais de optimist – o Campeonato Mundial (de 20 a 30 de outubro, em San Isidro/Argentina); o Campeonato Europeu (de 12 a 20 de julho, em Dun Laoghaire/Irlanda); e o Optimist NorthAmerican Championship (de 9 a 16 de julho, em Nayarit/México).

Para fechar o ranking brasileiro de optimist, a Confederação Brasileira de Vela soma a pontuação do Campeonato Brasileiro e da Seletiva, neste caso, o Norte/Nordeste que será disputado em Salvador. Estarão classificados para disputar o Mundial de Optimist os cinco primeiros colocados do ranking geral.

Os velejadores que terminarem da sexta à oitava colocação disputarão o Europeu, que contará, ainda, com a primeira colocada entre as mulheres. Por fim, estarão classificados para o Optimist NorthAmerican Championchip os atletas que figurarem do nono ao 19º lugar no ranking da Confederação, além das quatro melhores velejadoras brasileiras da categoria.

 

Delegação de Pernambuco que disputará o Norte/Nordeste de Optmist

Tiago Monteiro (13 anos)
Tiago Soares (11 anos)
Marina Hutzler (13 anos)
Vinícius Gondim (12 anos)
Rodrigo Vilaroel (13 anos)
Pedro Kelner (10 anos)
Pedro Henrique (10 anos)
Guilherme Santana (11 anos)
Roberto Cardoso (11 anos)
Julia Olivier (10 anos)
Artur Granja (10 anos)