A falta de vento terminou cancelando, nesta terça-feira (1º/09), o Campeonato Mundial de Optimist por Equipes, que está sendo disputado na cidade de Dziwnow, na Polônia. Na última segunda-feira (31), a equipe do Brasil, que conta com a participação do velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco Tiago Monteiro, brilhou e se garantiu entre as 16 melhores seleções de Optimist do mundo.
Como não foi realizado a final, o Mundial por equipe terminou não sendo validado. “O campeonato que não existiu: hoje (terça-feira) não teve vento durante o dia todo e nenhuma regata do campeonato por equipes pode ser realizada. Não teremos um campeão mundial por equipes em 2015”, lamentou o team leader Cássio Lutz do Canto.
A equipe do Brasil que disputa o Mundial por Equipe é formada pelos cinco representantes do País no torneio. Além de Tiago Monteiro, do Cabanga, Tiago Quevedo (RS), João Tatsch (RS), João Vasconcellos (RS) e Matheus Oliveira (SP).
MUNDIAL 2015
A expectativa agora está voltada para o retorno do Mundial individual. A oprevisão da organização do torneio é realizar nesta quarta-feira (02) até três regatas. Até o momento, com quatro regatas realizadas, o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, é o segundo melhor brasileiro na disputa. Na soma da pontuação (31º, 41º, 18º e 53º), sem o descarte do pior resultado, Tiago está na 134ª colocação. O melhor brasileiro na disputa é Tiago Quevedo (RS), que ocupa a 91ª colocação. O esloveno Rok Verderber lidera a competição.
A competição reúne os cinco melhores velejadores de 52 países, um total de 275 participantes. A intenção da organização é realizar até 12 regatas. O campeonato Mundial de Optimist 2015 será realizado até o dia 4 de setembro.