Muita animação, música e a descontração dos amigos da vela além de um delicioso vatapá foram os ingredientes que fizeram desta tradicional confraternização e premiação da Atapuz Recife (2011), que aconteceu no sábado (10) na residência  de João Eduardo de Queiroz. O evento foi coordenado pelo velejador Bacs.

Depois do sucesso da festa na noite anterior, no domingo (11) foi a vez dos veleiros de Oceano fazerem o percurso de 25 milhas que separam Atapuz de Recife. A partida da regata se deu pontualmente ao meio-dia. 

Dos vinte e dois veleiros inscritos, dezessete compareceram a raia. “Uma queda repentina na intensidade do vento nos segundos finais do procedimento de partida fez com que os veleiros se amontoassem lentamente uns aos outros e até alguns choques foram observados naquele momento. Bom… Isto faz parte de quem procura a melhor posição para a subida do canal de Catuama. Que por sinal não foi fácil, nem para os monocascos. O vento Leste-Sudeste variando entre 10 e 14 nós e a correnteza contra, obrigaram os tripulantes a analisar qual bordo estaria mais favorável à medida que iam subindo o canal em direção à barra de Catuama. Alguns encalhes também foram observados nas margens do canal quando os veleiros esticavam seus bordos, dentre eles o do Avatar e o do  Morning Breeze, porém rapidamente resolvidos com mudanças de bordos e ações imediatas de seus tripulantes” falou o velejador João Jungmann.

Destaque para o Veleiro Avatar que foi o primeiro monocasco a montar o curral na saída de Catuama e o primeiro monocasco a chegar também, foi seguido nesta ordem até a chegada, pelo Morning Breeze e pelo LAVIENROSE. Uma atenção especial para os tripulantes do veleiro Ave Rara, que vindos direto de Natal, fizeram a linha de partida após a saída de todos os veleiros e ainda conseguiram ser o terceiro multicasco a chegar. 

A próxima regata do calendário será no dia 24 de Novembro, sábado, com destino a Suape – Regata em homenagem ao aniversário do porto de Suape. 

“Infelizmente, terminaremos com uma lamentação: O falecimento do querido Comandante Antônio Marques ocorrido ontem à noite, pelo qual, transmitimos nosso pesar e nossa solidariedade aos familiares e amigos”, finalizou João. 

Resultado:

RGSB: 1- Lavienrose, 2- Quarta-feira 17, 3- Beautiful Day

RGSA: 1- Carcará, 2- Sucuri

RGSR: 1- Avatar, 2- Morning Breeze

Catamaran: 1- Safena, 2- Frevo

Trimaran: 1- Fandango, 2- Suva 4, 3- Ave Rara