Mesmo com a pior regata disputada até o momento, o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro – Bravo (Supra)/Pro Nautic -, 13 anos, subiu três posições no primeiro dia das finais do Sul-Americano de Optimist, que está sendo realizado até este sábado (19), em Punta Del Leste, Uruguai. Agora, o pernambucano ocupa a 25ª posição geral do torneio.

Apenas uma regata foi realizada nesta sexta-feira (18) em mais um dia com ventos fracos – 5 nós. Tiago Monteiro terminou na 44ª colocação. “Tiago trabalhou a esquerda da raia, mas no final do contravento entrou uma rajadinha toda na direita”, lamentou o pai do atleta, Ted Monteiro. 

O resultado desta sexta-feira será usado como descarte – já que a organização do Sul-Americano elimina o pior resultado de cada participante. Até então, Tiago tinha disputado cinco regatas e em nenhuma delas ficou acima da 20ª posição – 18º/11º/11º/4º/15º. “A sorte é que ele tinha um bom descarte e mesmo esse resultado subiu para 25º. Agora não tem mais gordura para queimar”, avisou o pai do velejador, lembrando que o pernambucano está a três pontos do 20º e a sete do 15º.

Neste sábado (19), Tiago disputará as últimas regatas do Sul-Americano de Optimist. O objetivo do velejador é figurar entre os 20 e até entre os 15 primeiros. Em 2013, nesta mesma competição, Tiago ficou na 43ª posição.

MUNDIAL
Além do Sul-Americano, Tiago está classificado para o Campeonato Mundial da Classe, que será realizado de 20 a 30 de outubro, em San Isidro/Argentina.